» Hobby » Cultura e Sociedade » Como Ministrar a Palavra de Deus

Como Ministrar a Palavra de Deus

Galeria
Como Ministrar a Palavra de Deus

Hoje em dia, há muitos ministradores da palavra de deus, porém nem todos estão preparados para uma boa ministração. Os bons pregadores causam impacto por onde quer que estejam, pois transmitem a palavra certa na hora certa, usando o conhecimento, a ética, a criatividade, a inspiração e muitos outros aspectos essenciais. Não basta apenas escolher um tema e sair falando sobre ele, o que resultará numa pregação pobre e desconexa; tem que haver preparo técnico e psicológico.

Instruções
  1. 1

    Estude a bíblia bastante. O conhecimento de um bom ministrador da palavra deve ser grande e constante. Não pense que se estudou por um tempo não precise estudar mais - engano! Falar sobre a palavra de Deus sem saber sobre cultura, geografia e história das épocas em que os livros sagrados foram escritos é tolice. Se você escolheu ser um pregador da palavra, deve ter preparo para isso. Portanto, se possível, faça cursos de teologia para formalizar o conhecimento. A própria Bílbia diz, no livro de II Timóteo 2.15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".

  2. 2

    Prepare o tema que será ministrado: montando uma estrutura de tópicos relevantes para organizar os assuntos; criando introdução, desenvolvimento e conclusão; administrando o tempo de transmissão; e adicionando ilustrações para enriquecimento da mensagem. Ministração excessivamente longa, sem ilustrações e sem lógica dos assuntos enfraquece a mensagem. Contudo, faça essa preparação uns dias antes, pois em cima da hora só lhe trará insegurança no domínio da mensagem.

  3. 3

    Não use termos vulgares. Lembre-se de que você deve ser exemplo para aqueles que te escutam, caso contrário, o que falar não terá valor algum. Procure usar uma linguagem não muito difícil, mas também não muito liberal; que seja na medida, de fácil compreensão, concisa. A colocação dos argumentos e palavras é uma forte arma de convencimento aos receptores da mensagem.

  4. 4

    Atualize-se sempre, não só em relação ao conteúdo da palavra de Deus, mas também em relação à vida em sociedade: política, ciência, artes, etc. Leia livros, jornais, revistas. Veja filmes, reportagens, entrevistas, documentários. Faça cursos diversos. Enfim, estude constantemente. Com certeza você não irá querer ser um pregador que não sabe nem em que continente está seu país.

  5. 5

    Mantenha um postura adequada. Deixe o corpo relaxado. Não ande demais e também não fique muito tempo parado. Tome cuidado com os gestuais abusivos das mãos e do corpo. O olhar deve ser neutro e generalizado, ou seja, não fique pregando e olhando só para baixo, só para cima ou só para uma pessoa; olhe para todos, sem restrição.

  6. 6

    Ore antes de escolher o tema da pregação e antes de estar em público para ministrar. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e inspiração, para que enfim a mensagem seja passada com efeito.

Dicas e AVISOS
  • Faça exercícios de aquecimento, respiração, ressonância e impostação da voz, que é o seu instrumento mais precioso. Se ela for mal usada, você poderá criar calos e outros problemas nas cordas vocais.
Comentários
blog comments powered by Disqus