» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como mobiliar uma sala pequena

Como mobiliar uma sala pequena

Galeria
Como mobiliar uma sala pequena

É cada vez mais frequente as casas e apartamentos com ambientes reduzidos. Em se tratando da sala de estar, pequenos truques podem fazer com que o espaço seja bem aproveitado e até mesmo pareça um pouco maior. Confira as dicas a seguir de como mobiliar uma sala pequena.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para deixar a sua pequena sala mais espaçosa e aconchegante, evite cores fortes e escuras nas paredes, nos móveis e na decoração em geral. O ideal é fazer uso de cores claras, que conferem a sensação de mais espaço. Ao utilizar cores escuras, a impressão que se tem é que o espaço está mais fechado dentro do ambiente, o que deve ser evitado quando a área é limitada.

  2. 2

    Substitua as estantes por prateleiras e sempre que possível evite o acúmulo de bibelôs e objetos de decoração: além de "sufocarem" o espaço, estes artigos acumulam poeira, o que torna a limpeza do ambiente mais trabalhosa, além de constituir uma porta de entrada para processos alérgicos nos moradores da casa.

  3. 3

    Se for optar por tapetes, prefira os de tonalidade claro e lisos, esquecendo as estampas. Cuidado com tapetes muito volumosos, que podem comprometer o espaço. Para o piso, prefira sempre cerâmicas claras. O sofá deve ser de um tamanho que não impeça o livre deslocamento das pessoas pelo ambiente. Prefira aqueles que possuam braços de volume reduzido, o que também ajuda a ganhar espaço, além de cores claras, como o bege e o branco. A mesa de jantar deve ser escolhida de acordo com o tamanho da sala, de modo a não impedir a mobilidade dentro do ambiente.

  4. 4

    Quadros devem ser utilizados com cautela, de modo a não deixar o ambiente poluído, com excesso de informação. Em uma sala ou em qualquer ambiente pequeno vale a máxima do "menos é mais". Espelhos são outra alternativa para ganhar uma impressão de espaço maior, porém não é recomendado exagerar neste ponto, sob pena de ganhar um ambiente antiquado. Uma mesa de centro espelhada é outra forma de se ganhar espaço, principalmente se ela contiver gavetas ou espaços em suas laterais, que servem para guardar controles do aparelho de TV ou de som, livros e revistas.

  5. 5

    Mantenha o ambiente o mais iluminado possível, aproveitando ao máximo a luminosidade natural. Caso não seja possível, invista em luminárias e diferentes luzes no teto e paredes. Ventiladores de teto podem preencher demasiadamente a área, sendo o ar condicionado a melhor opção, principalmente os de menor tamanho e que possam ficar escondidos atrás das cortinas.

Comentários
blog comments powered by Disqus