» Hobby » Esportes » Como montar em um cavalo

Como montar em um cavalo

Galeria
Como montar em um cavalo

Montar um cavalo pode ser uma experiência fabulosa mas também fisicamente exigente. E, estando a lidar com um animal ainda que em parte domesticado, há algumas regras que têm de ser cumpridas para que a relação homem-cavalo se processe da melhor forma.
E tudo começa com a abordagem. Deve começar-se por fazer uma aproximação não brusca do cavalo, aplicar umas palmadas no dorso para estabelecer contato, e, muito importante, não mostrar medo. Se demonstrar medo, o cavalo irá sentir e tudo será mais difícil. Lembre-se que montar a cavalo é uma atividade em equipe, uma colaboração entre homem e animal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Na hora de montar, este passo deve ser sempre feito pela esquerda do animal, uma vez que é assim que está estabelecido e todas as abordagens deverão ser feitas por este lado.
    Depois, coloca-se a perna esquerda no estribo (ou o pé é apoiado por outra pessoa se o cavalo não tiver estribos) e faz-se um impulso para içar a perna direita para o outro lado. E quando der por si já está lá em cima. Não estranhe se sentir que o mundo está bem abaixo de si, o cavalo é um animal de grande porte. Mas depois de uns minutos montado irá começar a habituar-se.
    A posição em cima do cavalo deve ser sempre com os ombros direitos. A postura nunca deve ser curvada, não ceda à tentação de olhar para baixo, olhe sempre em frente. As rédeas são seguradas com as duas mãos e os pés no estribo são colocados com o calcanhar voltado para baixo e esta posição deve ser mantida no decorrer de toda a atividade de montar o cavalo.
    As rédeas funcionam como o leme que conduz o cavalo. A voz também pode ser usada para auxiliar. E o animal está treinado para só obedecer à sua voz e aos seus gestos. Assim, sempre que quiser que o cavalo ande, dê uma pequena pancadinha com os pés na sua barriga. Quando quiser que vire à direita puxe a rédea direita para trás e para o lado para o qual quer virar, e quando quiser voltar à esquerda basta fazer este mesmo movimento para o lado oposto.
    Para parar o cavalo são também as rédeas que servem de orientação. Deve puxá-las para si e inclinar-se ligeiramente para trás. Mais uma vez, enquanto estiver em cima do cavalo é importante que o seu corpo não transmita medo. Se se sentir seguro e confiante o cavalo também irá sentir-se.

Comentários
blog comments powered by Disqus