» Hobby » Jogos e Brinquedos » Como montar o cubo magico 3x3

Como montar o cubo magico 3x3

Galeria
Como montar o cubo magico 3x3

O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional criado em 1974, pelo cidadão Hungaro Ernõ Rubik. O seu nome original, cubo mágico, foi trocado para Cubo de Rubik pela empresa detentora da patente do Brinquedo, a Ideal Toys.

O auge da fama deste divertido, e dificílimo, quebra-cabeça foi na década de oitenta, mas já havia ganhado o prêmio Alemão 'Spiel des Jahres' em 1974, um renomado prêmio que dá ao vencedor muita fama e prestigio, bem como ao jogo em forma de vendas.

O cubo de Rubik é um brinquedo para todas as idades e se tem notícia de verdadeiros prodígios na resolução do mesmo, que consiste em deixar as seis faces do cubo com suas cores homogêneas.
Veja neste artigo as dicas e truques de como montar o cubo mágico 3x3.

Instruções
  1. 1

    Observe bem o cubo e as suas seis faces, cada uma delas de uma cor. O que tem de fazer para montar é girar as faces de tal modo que os quadrículos, ou os mini cubos, fiquem com as faces de mesma cor todas voltadas para a mesma face do cubo mágico.

    Observe que cada cubo menor tem suas posições do seguinte modo: Não importa pra onde nem quantas vezes você gire as faces, os cubos dos vértices sempre estarão no vértice assim como os de uma aresta, ou canto, ao girar vão ocupar outra aresta. Não acontece de um quadrículo do vértice girar e ocupar a posição do meio e nem vice versa.

  2. 2

    Comece alinhando os vértices do seguinte modo:
    Escolha uma face com o centro vermelho (pode ser qualquer uma das seis) e em todos os movimentos mantenha esta face virada para você. (Fixação da primeira face)
    Todos os movimentos daqui por diante serão referenciados á esta posição.

    Coloque no vértice superior esquerdo um quadrículo com a face vermelha também virada pro seu corpo.(Fixação do primeiro vértice).

    Gire o cubo e encontre um cubo menor que tenha uma face vermelha e outra igual a face superior do cubo menor fixado no primeiro vértice. Posicione-o no vértice superior direito.

    Procure no cubo um cubo menor com uma face vermelha e outra face de cor igual a face do esquerda do vértice um e o posicione no vértice inversor esquerdo.

  3. 3

    Restará mais um cubo menor com uma face vermelha. Posicione-o no vértice inferior direito da face fixada.

    Escolha uma outra face e reinicie o processo sem alterar a configuração da face fixada no primeiro passo.
    Desta vez gire as faces do cubo até fazer a peça central coincidir com a cor do vértice superior esquerdo.

    Será preciso desconfigurar a face um para movimentar outras peças, mas sempre retorne-a ao estado inicial após movimentar a peça desejada.

Dicas e AVISOS
  • Não tenha pressa no início. Aprenda primeiramente a movimentar rapidamente as peças.
  • O quadriculo do centro não muda. Apenas os do seu entorno.
  • Os quadrículos dos vértices possuem três faces/cores.
Comentários
blog comments powered by Disqus