» Dinheiro » Como Montar o Currículo Perfeito

Como Montar o Currículo Perfeito

Galeria
carreira

Elaborar um currículo pode ser uma tarefa simples. No entanto, ela exige um elevado nível organizacional. Os profissionais que já passaram por um considerável número de grandes empresas e preencheram cargos importantes tendem a ficarem indecisos sobre quais experiências citar. Já quem ainda está prestes a ingressar no mercado de trabalho têm a difícil missão de chamar a atenção do recrutador sem ter o que inserir no campo experiência profissional. Esses dois exemplos ilustram apenas os casos mais críticos, mas existem diversas situações distintas. Felizmente, com um pouco de calma e objetividade é possível montar um currículo preciso, enxuto, e direto.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    A primeira regra para elaborar um currículo sem falhas é estudar bem a vaga à qual o candidato disputará. Isso significa que o currículo deve apontar claramente quais habilidades o candidato possui para desempenhar um bom papel ao ocupar o cargo em questão. Assim, o objetivo profissional deve ser reescrito conforme a vaga; nada de usar termos genéricos e divulgá-los para todas as empresas e funções. Afinal, cada cargo detém suas próprias peculiaridades. É fundamental que o candidato conheça os detalhes da função e demonstre como poderá realizá-la da melhor maneira possível.

  2. 2

    Outro passo fundamental nos dias atuais é manter-se atualizado com relação às redes sociais. Em vez de apenas utilizar o facebook para compartilhar fotos com amigos, o candidato pode criar um perfil profissional em redes específicas, como o LinkeIn, por exemplo. Realizar cadastros em sites sérios e com elevado poder de acesso facilitam a árdua caminhada rumo à conquista do emprego. Ter um portfólio on-line também é de grande valia. Com ele, é possível incluir uma lista com os melhores projetos desenvolvidos e conduzidos pelo candidato em companhias anteriores. Esse resumo é bem útil para os recrutadores, que apenas precisarão acessar o link do portfólio, devidamente informado no currículo em um campo apropriado.

  3. 3

    Por fim, um currículo impecável deve indicar de forma objetiva quais foram as contribuições do candidato para as empresas pelas quais passou. Essas informações agregam muito valor ao currículo, tornando a leitura interessante para o recrutador, detalhe que pode ser definitivo para receber o sonhado convite para a entrevista. Aproveitando as conquistas anteriores, o candidato deve saber estabelecer correlações entre elas e as próximas que pretende desempenhar. Caso essa conexão seja efetuada com maestria, o candidato estará a um passo de ser convocado para a entrevista. Quando essa analogia é feita corretamente, também fica perceptível que existe um plano de carreira sólido como plano de fundo, evitando qualquer má interpretação quanto a uma candidatura aleatória.

Comentários
blog comments powered by Disqus