» Tecnologia » Internet » Como montar um blog gratis

Como montar um blog gratis

Galeria
Como montar um blog gratis

Hoje em dia, ter um blog é uma atividade muito exercida na internet. Eles deixaram de ser apenas diários virtuais e passaram a ser veículos de informação, artigos de opinião, interação virtual e alguns até são fonte de renda. Se você quer ter um blog grátis pode comemorar, pois existem plataformas que oferecem o serviço gratuitamente, além de serem fáceis de manusear. Para isso, basta fazer um cadastro e o resto é por sua conta!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Escolha a plataforma que irá hospedar seu blog. Existem três plataformas e elas são as mais utilizadas atuamente. É o Blogger (blogspot), o Wordpress e o Tumblr. Essas são as mais populares, mas existem outras opções.

  2. 2

    Tenha uma conta de email válida. Independente da plataforma escolhida é fundamental ter um email. No cadastro o site irá solicitá-lo para que o mesmo seja ativado.

  3. 3

    Após cadastrar sua conta é hora de se preocupar com o design do seu blog. Antes mesmo de escrever qualquer conteúdo, escolha as cores, as fontes, o layout e quais imagens farão parte do seu blog. As plataformas mencionadas possuem templates que podem ser escolhidos de acordo com seu gosto. Mas se você quiser que seu blog tenha um layout exclusivo, na internet você encontra outros blogs que oferecem personalização gratuita ou paga.

  4. 4

    Defina o objetivo do seu blog e que temática ele terá. Esse passo é muito importante, pois não adianta criar um blog com layout bonito se não há coerência entre os temas e o objetivo. Defina o tema dos seus artigos e postagens de acordo com os temas que domina. Jamais escreva e fale sobre algo que não conhece.

  5. 5

    Definidos o layout e o objetivo, comece a escrever (blogar). Muita atenção para a qualidade da sua escrita. Evite erros gramaticais, seja objetivo e coerente com os assuntos abordados. Com o tempo, identifique o gosto dos seus leitores e foque nele. Outra coisa muito importante é a atualização. Dê movimento ao seu blog, do contrário os leitores e visitantes não voltarão.

  6. 6

    Divulgue seu blog. Na internet existem inúmeros meios de divulgação gratuitos. Use as redes sociais (o maior número possível) para mostrar seu blog e interagir com os seus leitores. Cadastre-se em sites de busca e uma dica muito valiosa: visite outros blogs e comente neles. Isso irá possibilitar que outras pessoas conheçam seu trabalho. Ter um blog grátis é muito fácil, mas mantê-lo é apenas para pessoas persistentes e dedicadas.

Comentários
blog comments powered by Disqus