» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como Montar um Bom Curriculum

Como Montar um Bom Curriculum

Galeria
Como Montar um Bom Curriculum

O curriculum é o documento mais importante quando o assunto é conseguir um novo emprego. Saber como fazer um bom curriculum é indispensável para que seja possível aumentar as chances de ser o escolhido para uma entrevista de emprego. Os recrutadores sempre procuram por um conjunto de informações essenciais no curriculum de cada candidato. Por isso, os entrevistados são os responsáveis por saber informar os dados da maneira certa no documento. Então, aprenda algumas dicas úteis e saiba como elaborar um bom curriculum.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer um bom curriculum é importante não ter pressa. Assim, será mais fácil evitar possíveis descuidos que poderão prejudicar o documento. Dedique todo o tempo que for preciso para montar o curriculum, pois valerá muito a pena.

  2. 2

    Antes de encaminhar o curriculum para determinada vaga, obtenha mais informações sobre a empresa que publicou a vaga. Ao fazer isso, será possível verificar quais informações deverão ganhar destaque no curriculum e consequentemente, aumentará as chances de que ele seja um dos escolhidos.

  3. 3

    Os dados de contato devem ser colocados em evidência, por exemplo: coloque-os logo nas primeiras linhas e no centro do currículo. Nesta parte, o candidato deverá informar basicamente o nome completo, número de telefone residencial e celular, e e-mail. Lembre-se de que estas informações são importantes para que a empresa possa entrar em contato, por isso, deixe-as sempre atualizadas.

  4. 4

    Para saber como montar um bom curriculum é importante ser objetivo nas informações. Ser claro sobre o perfil em potencial é fundamental em um curriculum de boa qualidade. Não minta ou omita qualquer tipo de dado relevante, pois os recrutadores são preparados para identificar tais fatos.

  5. 5

    Evite erros de português no curriculum e não escreva de forma informal. Para afastar os erros, sempre revise todos os dados. Outra pessoa, como um amigo ou familiar, pode ajudar a verificar as informações do documento para minimizar as chances de enviar o documento com erros.

  6. 6

    Informe somente o que é relevante para a vaga a qual irá se candidatar. Adicionar cursos técnicos, superiores, experiência profissional e estágios é muito importante. Além disso, o candidato irá ganhar mais destaque caso tenha cursos de idiomas, informática ou profissionalizantes.

  7. 7

    A aparência do curriculum não é o mais importante, mas esta parte também merece atenção. Sempre envie aos recrutadores o documento original, e não uma cópia. Evite rasuras e, caso seja preciso editar algum dado, faça-o e imprima novamente. Não use folhas coloridas, adicione bordas ou fontes exageradas, deixe tudo em equilíbrio.

Dicas e AVISOS
  • Informações essenciais em um curriculum: Contato, nome completo, endereço, data de nascimento, estado civil, experiências profissionais que incluam as atividades desenvolvidas e o tempo, formação acadêmica, atividades extracurriculares, idiomas e todas as outras que sejam relevantes para a vaga.
  • Evite utilizar os modelos de curriculum pronto na internet. Eles podem servir como ponto de partida e inspiração, mas sempre seja original para ganhar destaque.
  • Se o objetivo é enviar o curriculum para duas vagas diferentes, é recomendável montar um para cada. Assim, será possível destacar os pontos importantes para cada vaga e os recrutadores poderão obter mais informações sobre o perfil do candidato, para determinar se ele é compatível com a vaga.
Comentários
blog comments powered by Disqus