» Dinheiro » Como Montar um Currículo Infalível

Como Montar um Currículo Infalível

Galeria
Como montar um currículo infalível: elevando as oportunidades

Porta de entrada ou de afastamento de uma oportunidade, o currículo é visto como o primeiro -- às vezes o último -- contato entre candidato e recrutador. Quanto maior o número de pessoas capacitadas para ocupar o mesmo cargo, maior deve ser a habilidade dos postulantes em realçar seus principais atributos e convencer o recrutador a convidá-los para uma conversa, normalmente, a próxima etapa de todo o processo. Desse modo, quanto mais infalível for um currículo, maiores serão as chances de determinado candidato passar pelo primeiro filtro. Acontece que para chegar a tal nível é preciso que o conteúdo desse importante documento esteja redigido de forma impecável, sem erros de coesão e sendo, simultaneamente a isso, conciso e objetivo. Não á algo simples, mas ter uma boa percepção ajuda. Confira mais alguns detalhes na sequência.

Dificuldade
Difícil
Instruções
  1. 1

    De certa forma, dizer que um currículo é perfeito é pura força de expressão. Todos os profissionais de Recursos Humanos são unânimes ao afirmarem que a dita perfeição seria alcançada se o currículo fosse personalizado, ou seja, caso o candidato o refizesse a cada nova proposta de trabalho. Isso tem fundamento, já que cada companhia carrega sua própria história e por mais que se trate de um mesmo cargo, existem diferentes razões para exercê-lo na companhia A e não na B. Não será perfeito, entretanto, é essa proximidade com cada empresa que deve ser focada pelo candidato. Ao pesquisar sobre corporação em questão, deve-se lembrar que a entrevista será uma extensão do que foi brevemente apresentado no currículo. Logo, enquanto estiver apenas no papel, o ideal é frisar quais são os pontos fortes que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa. E isso só será descoberto após uma análise dessa mesma companhia, ou seja, após ir a fundo sobre o que a motiva, quais são seus clientes e quais são suas perspectivas para o próximo trimestre, semestre, etc.

  2. 2

    Destaque qualidades no início. Os especialistas em processos de recrutamento e seleção admitem que, devido a enorme demanda de candidatos para serem avaliados tendem a filtrar muitos deles logo nas primeiras linhas do currículo. Isso acontece quando, aparentemente, não existe nada que realmente gere interesse à companhia contratante. Para fugir dessa situação é preciso ressaltar, logo no início, as qualidades e, principalmente, os projetos bem sucedidos em experiências anteriores. Essas informações serão suficientes para que o recrutador continue a leitura por mais algum tempo. É como se a continuidade dependesse do que o profissional tem a demonstrar. A análise do currículo já começa na maneira como o postulante à vaga organiza e dispõe o conteúdo sobre si mesmo. Se estiver bem coeso e bem redigido, dificilmente o candidato não receberá, ao menos, um telefonema questionando o seu interesse pela vaga.

  3. 3

    Diferentemente do que se imagina, um currículo promissor pode e deve conter trechos em negrito. No entanto, o candidato precisa usar de toda a sua perspicácia para utilizar esse recurso a seu favor e não contra. Exagerar no negrito acaba por inverter o intuito inicial da proposta, isto é, o que era para ser enfatizado acaba se tornando tão comum quanto informações menos relevantes.
    Por fim, jamais mencione a idade. Melhor deixar que seus valores falem por si mesmos e depois que for convocado e comprovado suas habilidades, a idade será importante, mas nem tanto. Essa informação deve constar somente quando for citada como pré-requisito.

Comentários
blog comments powered by Disqus