» Dinheiro » Carreiras » Como montar um projeto

Como montar um projeto

Galeria
Como montar um projeto

Um projeto é a base do sucesso de qualquer empreendimento, aplicável desde uma pequena lanchonete até uma empresa multinacional. O projeto serve para orientar o empreendedor pelos caminhos mais seguros a seguir com a empresa, e deve ser feito com muito cuidado e atenção.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para desenvolver um projeto com segurança, requer tempo, paciência e trabalho em grupo, sem desprezar nenhuma idéia. Para começar a elaborar um projeto, precisa definir o papel do líder, que descobre os talentos de cada pessoa do grupo e ajuda a desenvolver para atingir a missão da empresa.
    A capacidade técnica é fundamental, pois a empresa deve oferecer um produto ou um serviço com competência para desenvolvê-lo, principalmente na área principal. Em outras áreas, as instituições costumam pedir serviços a colegas ou terceirizados, tudo isso unidos a criatividade e o comprometimento, que são essenciais para o sucesso do projeto.

  2. 2

    São quatro etapas básicas para elaborar um projeto. A primeira é saber o que queremos fazer, e, apesar de parecer simples, essa pergunta pode ser muito difícil de ser respondida. Geralmente essa etapa começa com uma reunião para discussão de quais são as expectativas do grupo em relação à empresa, com o envolvimento de todas as pessoas que estão diretamente envolvidas.
    Nessa reunião deve ser definido e detalhado o produto, o público-alvo, reunir informações necessárias para desenvolver o projeto, levantar informações sobre fornecedores e fontes de recursos, e o mais importante, motivar os participantes a trabalhar. Devem ser traçadas metas, justificativas, experiências anteriores e possíveis problemas.

  3. 3

    A próxima fase do projeto é saber como agir. Conhecer o mercado é um dos principais fatores que influenciam na empresa, por isso é importante saber quem compra e o que o cliente deseja do seu produto. Nessa fase deve ser elaborado um cronograma de atividades, que deve conter datas de início de atividades, como serão feitas, quais as tarefas de avaliação do processo e os métodos de divulgação.
    Com o projeto definido, a hora é avaliar o andamento da empresa, quais são as medidas tomadas para sustentabilidade, marketing, qual é a aceitação do produto no mercado e quais os meios de divulgação dos resultados. A disseminação desses resultados deve ser abrangente e no público determinado. Os resultados devem ser monitorados periodicamente, para saber qual situação da empresa.
    A última etapa do projeto é a avaliação dos custos e do orçamento. As despesas são calculadas pelo custo fixo (todo mês se repete como, por exemplo, folha sulfite e salário de funcionários), custos variáveis (que são periódicos, como conserto de veículos e máquinas). A soma dos custos diminuída do arrecadamento bruto mensal proporciona o valor do lucro líquido que, de acordo com uma porcentagem estabelecida, mostra se a empresa é viável ou não.

Comentários
blog comments powered by Disqus