» Dinheiro » Negócios » Como motivar funcionarios

Como motivar funcionarios

Galeria
Como motivar funcionarios

Sendo o principal capital das organizações, os funcionários são a base fundamental para o sucesso e prosperidade das empresas em que se inserem. Apesar da maioria já possuir planos e regulamentos relativos aos seus direitos e deveres, a verdade é que existem eventos ou períodos que conduzem a desgastes pessoais ou coletivos e que devem ser atentamente analisados pelas chefias ou responsáveis das organizações.
Para que mantenha a motivação e o comprometimento profissional dos funcionários da sua empresa, analise o contexto atual da mesma e reflita nestas dicas que podem ajudar a levantar o astral:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existe um denominador comum em todas as organizações no capítulo da motivação laboral – dinheiro. Embora este recurso seja (aparentemente) o mais eficaz na hora de dar razões de contentamento para o funcionário para que seja mais produtivo, a verdade é que uma técnica pouco eficaz se pensada a longo prazo. Os bônus ou aumentos salariais são importantes mas ocorrem esporadicamente, pelo que o elogio ao funcionário pelo bom desempenho das suas funções é muito mais eficaz, demonstrando apreço e atenção por parte dos superiores hierárquicos da instituição com relação ao trabalho desenvolvido por seus empregados.

  2. 2

    Ao delegar e distribuir tarefas, certifique-se de que existe rodízio de tarefas (ainda que em pequena escala) entre os funcionários, de forma a que possa estimular cada trabalhador a participar ativamente com o seu trabalho para um produto / resultado comum. A sensação de que a função que se desempenha contribui para o sucesso de um projeto e para o crescimento da organização faz com que o funcionário sinta que sua função é de fato importante.

  3. 3

    Lembre-se da importância do feedback: acompanhar e analisar o trabalho do funcionário e transmitir-lhe as suas apreciações são atos decisivos para que este se mantenha realizado e feliz, uma vez que sente que o seu contributo é relevante para o funcionamento da organização como um todo. Dar autonomia para que o indivíduo expanda os seus horizontes e alargue o âmbito das suas funções é igualmente determinante para o seu crescimento pessoal e pessoal.

  4. 4

    Saiba gerir os conflitos existentes – equilíbrio é a palavra de ordem para dosear a ingerência e a ignorância sobre os desentendimentos e problemas que possam estar a afetar a sua equipa. Um ambiente de trabalho conflituoso e com falta de comunicação contribui para que o funcionário se sinta desmotivado e, conseqüentemente, tenda a diminuir a sua produtividade e/ou a qualidade do trabalho realizado.

Comentários
blog comments powered by Disqus