» Tecnologia » Software » Como numerar monografia

Como numerar monografia

Galeria
Como numerar monografia

Se o que você está buscando é sobre a paginação presente em trabalhos acadêmicos como a monografia, não se surpreenda. Sim, existem regras de formatação até para esses simples números que organizam a sequência do seu trabalho.

Depois de todo o trabalho com o conteúdo, desenvolvimento e pesquisa do seu trabalho, é importante ter cuidados adicionais na formatação do seu arquivo. Os professores que avaliarão o seu trabalho estarão atentos à essas regras, pois enfim, esse é o trabalho deles e ainda, esse é um trabalho técnico acadêmico.

Pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as páginas iniciais obrigatórias do seu trabalho deve se constituir em Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Resumo, Sumário e somente então, vem o miolo do trabalho, aquele que contem a Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Seguindo essa ordem, veja os passos para numerar as páginas do seu arquivo:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Escolha um software para edição de texto. O mais utilizado é a Microsoft Word, e na versão 2010, você deve acessar o caminho Inserir.

  2. 2

    Acesse a função Número de Pagina. Ele já possui algumas formatações de configurações que podem ser utilizadas. Porém vamos utilizar uma específica.

  3. 3

    Conte as páginas a partir da Folha de Rosto. Na imagem, temos um exemplo com as páginas obrigatórias de uma monografia. Mas há a possibilidade de que, entre elas, sejam adicionadas páginas opcionais, como Dedicatória e Agradecimentos. Então você deverá contá-las também.

  4. 4

    Insira a numeração em algarismos árabes (1, 2, 3...) a partir da primeira página do miolo, aquela que contém a introdução. Deste ponto até o final do seu trabalho, onde possuem as páginas de Apêndice e Anexo, devem ser enumerada com essa mesma formatação.

  5. 5

    Posicione a numeração no canto superior direito da página. É possível ver essa formatação no Word, e utilizá-la. Está disponível no caminho Número de Página, Início da Página, Simples, Número sem Formatação 3.

  6. 6

    Diagrame a dois centímetros da borda superior e da borda direita da folha. No Word essa configuração já está acionada.

  7. 7

    Para que a diagramação não interfira nas páginas anteriores à Introdução, será necessário configurar o arquivo em duas seções.

  8. 8

    Vá à aba Layout da Página.

  9. 9

    Acesse o link Quebras e depois Quebras de Seção. Lá estará disponível o acesso referente à Próxima Página.

  10. 10

    Em cima da página de introdução, você deve acionar a quebra de seção Próxima Página. E então você deve acessar a numeração e formatar o seu arquivo.

Comentários
blog comments powered by Disqus