» Tecnologia » Software » Como numerar paginas do tcc

Como numerar paginas do tcc

Galeria
Como numerar paginas do tcc

Em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é muito importante (e exigência das normas técnicas) que se numerem todas as páginas, com exceção da capa, da folha de rosto e da folha de aprovação. A numeração, portanto, é feita a partir da primeira folha do texto.

Quanto à formatação, deve ser feita em algarismos arábicos, dentro da margem direita superior ou inferior (dependendo do padrão de normatização utilizado) de forma contínua. De um modo geral, a numeração serve para facilitar o manuseio de seu trabalho e guiar o professor-responsável por avaliar seu TCC.

Atenção: nas páginas que abrem capítulo com título ou nas páginas em branco não se coloca número. Com os passos a seguir, a única coisa eu você vai ter que se preocupar na hora de entregar o seu TCC em sua instituição será a arguição da banca examinadora. Boa sorte!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Manual de normatização da instituição / entidade a qual o artigo será submetido.
  • Programa Microsoft Word instalado em seu computador.
  • TCC na versão final .
  1. 1

    Com o arquivo do seu Trabalho de Conclusão de Curso aberto no Microsoft Word 2007, clique no item “Inserir”, que é fica localizado na barra de ferramentas. Veja a figura.

  2. 2

    Agora, clique em “Número de página”.

  3. 3

    Em seguida, clique em “Formatar número de Página” para colocar os números em algarismos arábicos.

  4. 4

    Escolha agora, no mesmo menu do Passo 3, a posição clicando em início ou fim da página.

  5. 5

    Pronto! Todo o seu TCC já está numerado. Para retirar o número da primeira página vá, conforme a disposição escolhida, em “Cabeçalho” ou em “Rodapé”, clique em “Editar” e marque a opção “Primeira página diferente”, conforme a imagem a seguir ilustra.

Dicas e AVISOS
  • Existem especialistas em formatação de TCC, em caso dúvidas, procure-os.
  • A numeração só deve ser feita quando o TCC já estiver na versão final, sem possíveis alterações. Novos acréscimos (de imagens, textos, figuras, por exemplo) afetam a numeração que consequentemente afeta o sumário.
  • Não confie na memória: na hora de fazer uma formatação sempre consulte manuais ou contrate um especialista da área.
  • Formate seu TCC segundo normas técnico-científicas da instituição ao qual você irá submetê-lo.
  • Evite usar números romanos no corpo do texto. Atualmente, estes estão em desuso.
  • Segundo a ABNT (2006, p. 9), ao numerar um trabalho, a localização fica a critério do projeto gráfico da editora, desde que esteja fora da mancha.
  • Para a numeração contínua, conta-se as páginas de abertura de capítulos e partes da obra, entretanto, estas não devem ser numeradas.
Comentários
blog comments powered by Disqus