» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como o Mosquito da Dengue se Reproduz

Como o Mosquito da Dengue se Reproduz

Galeria
Como o Mosquito da Dengue se Reproduz

A doença que o mosquito da dengue transmite continua sendo a mesma, mas em cada parte do país, esse mosquito transmissor da dengue, se reproduz num lugar distinto. As regiões que mais se concentram esses mosquitos são nas regiões Nordeste e na região Norte e os principais focos do mosquito da dengue são as caixas d´água, poças de água e poços. Na zona Centro-Oeste eles se concentram mais no lixo da população, como em pneus e garrafas. Já na zona Sul do país e também na região Sudeste, a dengue se reproduz principalmente em vasos e pratinhos de plantas, ralos, lajes e piscinas sem manutenção.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A Dengue é uma doença séria, febril e tem como seu agente transmissor o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue de uma pessoa para outra através de uma picada.
    Existem 4 tipos de vírus da dengue, DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4 e dois tipos da doença: a dengue clássica e a dengue hemorrágica, sendo que a segunda se não for tratada o mais rápido possível pode levar até o falecimento do infectado.
    A dengue é uma doença comum em países de climas mais quentes, pois o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue se adapta muito bem em ambientes tropicais e úmidos.

  2. 2

    Cada pessoa deve prestar atenção em sua casa aos possíveis focos do mosquito da dengue. Verificar sempre se a caixa d´água está limpa e bem tampada e também se não há nenhuma rachadura ou buraco na tampa em que o mosquito possa entrar. As pessoas precisam olhar se a calha não está entupida com folhas, por exemplo, prestar bastante atenção se colocou areia no vaso de planta no lugar de água que é sinal de perigo para você e é uma festa para esse mosquito. Olhe bem se não tem nenhum recipiente no seu quintal com água parada da chuva. São coisa fáceis que a população pode fazer para evitar que o mosquito se prolifere em suas casas.

  3. 3

    Ainda existem muitos mitos sobre o Aedes aegypti, como o de que o mosquito não morre.
    O único jeito de livrar as cidades desse mosquito é eliminar os criadouros e tratar rapidamente os casos que são suspeitos. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas e se você sentir esses sintomas, procure um médico ou vá correndo para o posto de saúde mais próximo porque pode ser dengue.

Comentários
blog comments powered by Disqus