» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como obter ajuda para escrever um curriculum vitae

Como obter ajuda para escrever um curriculum vitae

Galeria
Como obter ajuda para escrever um curriculum vitae

Escrever um curriculum vitae requer conhecimentos não só do mercado de trabalho para saber o que o empregador busca, mas também de língua portuguesa e design, para que o documento tenha uma apresentação coerente com o cargo desejado.

O curriculum vitae é o seu cartão de visitas e precisa transmitir informações sucintas e objetivas sobre a sua vida profissional. É através deste primeiro contato que você terá oportunidade de se destacar diante do recrutador. A partir do seu curriculum o responsável pela seleção formará uma opinião acerca do seu perfil, chamando-o ou não para uma entrevista pessoal.

Diante de um concorrido mercado de trabalho, não devemos desperdiçar nenhuma oportunidade de “aparecer” positivamente para o empregador. Podemos ter uma excelente formação acadêmica, uma invejável experiência profissional, fluência em idiomas, domínio de informática, qualidades diferenciadas e até determinantes para a conquista de um emprego, no entanto, se o nosso curriculum não demonstrar isso na medida certa, o recrutador nunca saberá e nem terá interesse em saber.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Você precisa de um curriculum vitae muito bem elaborado e profissional para que as suas chances de recolocação ou começo no mercado de trabalho aumentem. Mas como obter ajuda para escrever um curriculum de qualidade, destacando os itens capazes de colocar você efetivamente num processo seletivo?

    Primeiramente você precisa saber se irá fazer o seu próprio curriculum ou se contará com a ajuda de terceiros.

    A) Buscarei ajuda terceirizada

    1- Contratar empresas de consultoria em recursos humanos especializadas na elaboração e reformulação do currículo, também com serviços de orientação e recolocação profissional. Estes serviços exigem um investimento em dinheiro;
    2- Pedir ajuda de profissionais conhecidos seus que atuem na área de recursos humanos e que possam lhe auxiliar neste processo da elaboração do currículo. Esta opção normalmente não requer investimento ou será baixo.

    B) Escreverei o meu curriculum vitae

    1- Pesquisar na internet sites que dão dicas passo a passo para que você elabore o seu currículo o melhor possível. Há alguns sites conhecidos, tais como meucurriculum.com; emprego-e-carreira-online.com.br; meubolsoemdia.com.br; empregoerenda.com.br; entre outras boas opções;
    2- Realizar o curso online EAD “Currículo sem segredo” disponibilizado gratuitamente pelo CIEE apenas aos estudantes cadastrados. Informações no site ciee.org.br;
    3- Realizar o curso online EAD “Curriculum Vitae – Como fazer um bom currículo” disponibilizado gratuitamente a todos os interessados através do site jurisway.org.br;
    4- Conferir o seu curriculum com o auxílio de alguém capacitado, inclusive em relação à língua portuguesa.

    Independente da sua escolha, lembre-se que um curriculum vitae bem feito pode ser a chave da porta da frente para uma grande oportunidade profissional.

Comentários
blog comments powered by Disqus