» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como obter licença para abrir um salão de cabeleireiro

Como obter licença para abrir um salão de cabeleireiro

Galeria
Como obter licença para abrir um salão de cabeleireiro

Montar o próprio salão de beleza pode ser muito mais rentável do que trabalhar como funcionário em outro salão, mas alguns cuidados básicos devem ser tomados, especialmente na hora em que for pleitear o alvará de funcionamento. Deve tomar cuidado com o tipo de negócio que será caracterizado o seu estabelecimento. Há diferenças entre a prestação de serviços e a venda de produtos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Faça um curso amplamente reconhecido. Deverá ter o certificado de conclusão para dar entrada no pedido de licença. Abra um CNPJ e escolha o tipo de negócio que pretende montar. Registre a futura empresa na junta comercial da cidade. Para serviços de manicure e pedicure há necessidade de vistoria da vigilância sanitária. O local tem que estar limpo e aconchegante. Mantenha o ambiente sempre em ordem e aconchegante. Embora menos comum, um salão de cabeleireiro pode receber visitas dos orgãos de fiscalização. No caso de vendas há uma legislação especifica sobre a disposição dos produtos para amostra. Se informe na prefeitura, mas não se esqueça de manter um exemplar do CDC(código de defesa do consumidor) bem a vista, pois a legislação obriga todos os estabelecimentos comerciais a seguir essa norma. Saiba que deverá assumir os riscos de garantia no caso de defeito nos produtos vendidos no seu salão.
    Se dirija até a prefeitura de seu município para fazer o pedido do alvará de funcionamento. Leve junto consigo a cópia do pagamento do IPTU e o contrato de aluguel se o imóvel for locado. Se o imóvel for próprio leve apenas o talão do IPTU. Se acaso for utilizar apenas uma peça da casa informe isso no requerimento de alvará.
    Antes de alugar o imóvel para salão de beleza é importante se informar sobre a regulamentação, pois para trato de cabelos, maquiagem entre outros, o piso deve ter material impermeabilizante e as paredes devem ser pintadas com cores claras. Cuidado com a contratação de funcionários. Especifique bem se o funcionário está contratado via CLT ou como terceirização de serviços. No primeiro caso você, na condição de patrão terá que arcar com todas as obrigações constantes nas leis trabalhistas. No segundo caso a pessoa apenas utiliza o espaço e ganhará pelos serviços prestados em forma de porcentagem

Comentários
blog comments powered by Disqus