» Tecnologia » Eletrônicos » Como Operar Mesa de Som

Como Operar Mesa de Som

Galeria
Como Operar Mesa de Som

Você trabalha com equalização de som? Ou gosta de apreciar um som com qualidade profissional? Muitas pessoas não associam corretamente o sentido dessa palavra com o que ela realmente representa, mas, existem maneiras de fazer essa apreciação. Para isso é necessário observar algumas técnicas que irão lhe ajudar nessa empreitada, veja.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente equalizar uma mesa de som não consiste em apenas padronizar todo o sistema de áudio da mesa fazendo com que todas as saídas de som fiquem do mesmo jeito, ou se preferir o termo, mesma sonorização, se baseia em fazer com que cada saída de som seja operada de maneira que a intensidade fique de acordo com a entrada fazendo com que não haja alterações ou defeitos, tais como: ruídos, desafinações ou distorções.

  2. 2

    Para que a mesa trabalhe de maneira harmoniosa é necessário que você seja capaz de operá-la antes e durante a apresentação musical. Mas, antes de começar a operar a sua mesa de som entenda as parte em que se divide o aparelho, pois, será essencial na hora de alguma emergência ou imprevisto quando em funcionamento.

  3. 3

    Numa mesa convencional existem os chamados filtros que serão usados para equalizar o som que entra para sair de maneira agradável. São dois os tipos de filtros. O primeiro serve para definir a altura do som, são aquelas alavancas que estão dispostas abaixo dos controles de equalização. Caso tenha que baixar rapidamente o som basta recuá-lo para baixo e para aumentar basta fazer o inverso. Às vezes altura não quer dizer qualidade de som, lembre-se disso.

  4. 4

    Para os demais controles você terá que desenvolver uma percepção que seja capaz de acertar uma boa equalização. Operando os demais controles você poderá diminuir ou aumentar os graves e os agudos de maneira que tornará o som uno com o ambiente. Muitos operadores erroneamente procuram deixar o som dos instrumentos mais altos que o das vozes tornando um verdadeiro sacrifício para os cantores ouvirem o que cantam.

  5. 5

    Para evitar que isso aconteça é aconselhável que o operador da mesa faça separadamente a equalização de cada instrumento de forma a localizar os que facilmente os que chegam à mesa e os que necessitam de um pouco mais de potência para serem ouvidos. Mas, é nas vozes em que você deve atentar. Como regra básica, o som dos instrumentos deve estar mais baixo que o das vozes, só assim você poderá operar a mesa sem muitas dificuldades, além de lhe proporcionar experiência para operar mesa de som em diferentes eventos.

Comentários
blog comments powered by Disqus