» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como organizar festas tradicionais da região centro oeste

Como organizar festas tradicionais da região centro oeste

Galeria
Como organizar festas tradicionais da região centro oeste

As festas da região centro oeste atraem anualmente turistas do país todo e até de fora; Composta por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região centro oeste tem uma cultura bastante diversificada, assim como seu povo, descendentes indígenas, mineiros, gaúchos, paraguaios e bolivianos principalmente.
A gastronomia é rica e entre as festas mais apreciadas está
a Procissão do Fogaréu que acontece na quarta feira da Semana Santa e representa a prisão de Cristo e as Cavalhadas, uma apresentação teatral, que acontece ao ar livre, representando batalhas medievais entre cavalheiros cristãos e mouros.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Organizando festa estilo região centro oeste: Já que o tema é festa estilo região centro oeste, não pode faltar a cavalhada; A cavalhada é uma representação cultural da região centro oeste; 24 cavaleiros divididos em dois grupos, um com túnicas e chapéus vermelhos, representando os Mouros e outro grupo com túnicas e chapéus em azul, representando os cristãos. Os cavalos são enfeitados com as cores dos seus cavaleiros, os cavaleiros simulam uma luta, mostrando à platéia manobras, em brincadeiras que duram ao todo cerca de 2 horas.
    Os cavaleiros fazem entrada triunfal, passam pela forca, pela igreja, realizam a corrida das argolas, carreira do pão, do buião, encontroada e seguem em várias apresentações até a despedida, com os cavaleiros em fila única com as cores azul e vermelho intercalada, dando volta no campo e acenando com lenço branco, simbolizando a vitória de Cristo. Faça da cavalhada a abertura da sua festa estilo região centro oeste. Para quem vai organizar uma festa no estilo região centro oeste, sem nunca ter tido contato com a cultura local e deseja em sua festa realizar a cavalhada, vale apena ler mais sobre o assunto, sugestão: inema.com.br.
    Na continuidade da festa, vem a gastronomia da região centro oeste:
    Em Goiás o arroz com pequi, o manjar branco com calda de ameixa e outras receitas representam a cultura culinária dos goianos.
    Já no Mato Grosso a gastronomia da região centro oeste tem a mojica como protagonista de uma culinária cheia de sabor, é feita com o peixe pintado é prato obrigatório nas melhores festas.
    Os mato grossenses consomem bastante peixe de água doce: pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente é a banana da terra in natura ou frita a milanesa, típica da gastronomia centro oeste.
    Os sul mato grossenses colocam o peixe de água doce em praticamente tudo, mas também apreciam carne. Entre os pratos mais consumidos estão, o arroz de carreteiro com carne seca, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi e outras delícias similares.
    No Distrito Federal em Brasília há uma mistura de tudo da região centro oeste e recebem muitas influências estrangeiras, como galinha ao molho pardo. Para sua festa ficar estilo região centro sul ficar completa, pesquise pelas receitas típicas e não as deixe faltar, elas representam boa parte da cultura local.
    A decoração da festa estilo região centro oeste, deve ser simples e rústica. Madeira em exposição, alambiques, música sertaneja e dança de salão.

Comentários
blog comments powered by Disqus