» Família » Relacionamentos e Família » Como organizar um casamento

Como organizar um casamento

Galeria
Como organizar um casamento

Oo casamento é um momento único de emoção na vida de um casal e um acontecimento que requer planejamento, flexibilidade e tempo para ser organizado de modo a tornar-se memorável. Siga as dicas abaixo, mantenha a calma e seja feliz!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece por definir o tipo de casamento que pretende realizar e coloque a si mesmo/a questões pertinentes: pretende algo mais formal? Com muitos ou poucos convidados? Prefere uma recepção tradicional ou algo mais alternativo, como um buffet na praia ao final da tarde?
    Idealize a sua cerimônia e adeque as suas pretensões às ofertas do mercado que, pela sua diversidade, obrigam que você seja claro e objetivo na hora de decidir os moldes em que o seu casamento vai decorrer.

  2. 2

    Para além da escolha de uma data simbólica, o local do casamento é outro dos aspectos mais relevantes do planejamento. Prepare-se para o fato de muitos dos locais já se encontrarem com reservas parciais ou mesmo totalmente lotados no dia em que pretender realizar a sua cerimônia e, por isso, é necessário que tenha muita paciência e algum jogo de cintura para lidar com imprevistos.
    Opte por locais que incluam serviço de catering, uma vez que poupará tempo e dinheiro na confeção e transporte da alimentação que irá ser servida.

  3. 3

    A questão do número de convidados requer uma sensibilidade extra no trato, sobretudo se houver uma diferença significativa de expectativas das duas partes em relação ao número de pessoas participantes no evento. Lembre-se que o casamento é uma das datas mais marcantes da sua vida e, por isso, deve convidar quem considerar que faz efetivamente parte dela. Cada convidado representa uma despesa na hora de pagar as contas e, por isso (e a menos que tenha um orçamento elevado reservado ao catering), deve ser feita uma seleção quanto ao número de pessoas presentes nessa ocasião tão especial.

  4. 4

    Cuide dos detalhes: contratar o fotógrafo, comprar as alianças, escolher o bolo e a decoração do espaço de recepção, procurar o destino da lua-de-mel e negociar preços junto das agências de viagem, definir o tipo de lembranças a oferecer aos convidados pela presença nesse dia especial... são muitas as decisões que envolvem a organização do casamento, e que requerem que tenha paciência no trato com as coisas que dependem de terceiros. Acima de tudo, planeje tudo com carinho e dedicação para esta data marcante da sua vida e aproveite esta experiência única!

Dicas e AVISOS
  • Um dos recursos de planejamento que poderá utilizar para facilitar este processo é fazer uma planilha em um ficheiro informático, que poderá facilmente modificar e atualizar.
Comentários
blog comments powered by Disqus