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Como organizar um escritorio

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Como organizar um escritorio

A organização de um escritório é fundamental para que o trabalho ocorra de forma equilibrada e eficiente. Outra grande vantagem de um ambiente de trabalho com todos os objetos e equipamentos em seu devido lugar é a imagem de seriedade e compromisso que é passada aos clientes e pessoas que visitam o local. Veja todas as etapas necessárias para se organizar um escritório.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quanto mais móveis e objetos de decoração o seu escritório possuir, maiores serão as chances de que este permaneça bagunçado. Lembre-se de que o escritório é o seu ambiente de trabalho e não o seu ambiente familiar. Desta forma, torne o ambiente o mais prático possível, de modo a facilitar (e não dificultar) as suas atividades laborativas. Escolha móveis de limpeza fácil e evite ao máximo enfeitar as mesas e estantes com fotos familiares, arranjos e bibelôs. Deixe isto para a sua sala de estar.

  2. 2

    Em cima de sua mesa de trabalho, mantenha somente os objetos de primeira necessidade, como agenda, computador, caderno de recados e anotações, suporte para caneta, lápis e borracha, grampeador, prancheta com folhas de rascunho e uma luminária, se considerar necessário. Os materiais de reserva como pacote de papel A4, grampos extras, pastas para arquivo, tesoura, cola, compasso, etc, devem ser devidamente armazenados dentro dos armários. Livros de consulta devem estar sempre à vista, de preferência nas prateleiras. Mantenha sempre um lixo próximo à sua mesa, de modo a facilitar o descarte de materiais e objetos sem utilidade, evitando que se acumulem sobre a mesa de trabalho.

    Se possível, troque os grandes computadores por notebooks, que ocupam menos espaço e deixam o ambiente mais leve. Evite acumular papéis de rascunho, pontinhas de lápis e canetas sem carga ou tinta dentro do escritório. Tudo o que não tiver utilidade deve ser descartado tão logo quanto possível.

  3. 3

    Mantenha um arquivo morto bem organizado em pastas, separado por assuntos e letras de nomes de clientes. Coloque uma etiqueta à frente das pastas, o que facilita a sua consulta. O arquivo morto deve ser sempre acomodado dentro de armários, estantes ou caixas, devendo receber uma limpeza mensal, de modo a não acumular poeira em excesso. Se desejar um ganho de espaço dentro do escritório, digitalize todo o seu arquivo morto.

  4. 4

    Mantenha um espaço dentro do escritório próprio para lanches e pequenas refeições, de modo que nenhum dos funcionários use a mesa de trabalho para almoços e pequenas degustações. Desta forma, você evita o acúmulo de sujeira dentro do escritório e também que odores de alimentos permaneçam dentro do ambiente de trabalho.

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