» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como pagar inss atrasado

Como pagar inss atrasado

Galeria
Como pagar inss atrasado

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é o órgão responsável pela realização de pagamentos referentes à aposentadoria, seja ela por tempo de serviço ou invalidez. Efetua pagamentos também em casos de doença, pensão por morte, e muito outros benefícios.

O INSS normalmente é pago pela empresa para a qual prestamos serviços, desde que você possua vínculo empregatício comprovado com a carteira assinada.

Mas as pessoas que desejam efetuar o pagamento por conta própria também poderão realiza-lo. Para isso basta ir até a uma agência do INSS e solicitar a sua inscrição para começar a efetuar o pagamento.

O pagamento deverá ser realizado mensalmente, e para os contribuintes autônomos o valor poderá chegar até à 20% sobre o valor recebido.

Instruções
  1. 1

    O pagamento em atraso é permitido, porém antes de realizá-lo você deverá conhecer alguma premissas, o INSS possui o prazo de 5 anos para prescrição (perda do direito) da contribuição em débito, nesses casos você não efetuará o pagamento do débito e sim de uma indenização referente ao período.

  2. 2

    Se você é um assegurado autônomo, ou contribuinte individual e deixou de pagar por um período as parcelas referente ao INSS, você poderá efetuar os pagamentos desde que ao menos uma das parcelas tenha sido paga.

  3. 3

    Para efetuar os pagamentos atrasados você terá duas opção, acessar ao site da Previdência Social ou comparecer a uma das agências do INSS para solicitar o cálculo e a guia para realizar o pagamento.

  4. 4

    Se você optar por emitir a guia no próprio site, ele dará a você todas as instruções necessárias, inclusive, mostrará a você caso não possa realizar o pagamento devido a prescrição da divida, desse modo a guia não será emitida, para que você não realize um pagamento inexistente.

  5. 5

    Você também poderá solicitar o parcelamento dessa divida, mas para isso é necessário que você emita primeiramente a Guia com os valores e depois procure a Receita federal para realizar o parcelamento.

  6. 6

    Lembre-se que a Receita Federal, só realizará o parcelamento se você possuir a guia preenchida com os novos valores, portanto vá primeiro ao INSS ou faça a solicitação pela Internet.

  7. 7

    É importante ressaltar que para os contribuintes facultativos (que pagam por conta própria – estudantes, donas de casas) o prazo máximo para prescrição da dívida é de seis meses.

  8. 8

    Caso você ainda não seja cadastrado e deseja efetuar os pagamentos, basta ter em mãos o número do PIS, caso você ainda não o possua ou ele seja muito antigo, procure uma Agência para atualização do seu cadastro.

Comentários
blog comments powered by Disqus