» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como pagar ipva atrasado

Como pagar ipva atrasado

Galeria
Como pagar ipva atrasado

O IPVA que for pago em atraso não poderá ser parcelado pois esta opção é cancelada automaticamente ao passar da data de vencimento. IPVA é o imposto sobre propriedade de veículos automotores, por se tratar de arrecadação estadual fica como responsável por seu recolhimento a Secretaria da Fazenda do estado de registro de veículo.

Instruções
  1. 1

    Para fazer o pagamento do IPVA atrasado é preciso ficar atento a cobrança de juros e multa que são acrescidos mensalmente referentes ao valor do imposto.
    É possível consultar o valor para pagamento no site da Secretaria estadual ou diretamente no posto fiscal mais próximo, vale lembrar que se estiver com atraso superior a 24 meses poderá ser inscrito judicialmente como divida ativa na procuradoria geral do estado.
    O IPVA inscrito na dívida ativa sairá automaticamente da página de consultas da secretaria estadual e constará uma mensagem sobre débito na PGE, passando para débito judicial o valor do IPVA pode aumentar mais que o dobro, e ainda acresce de juros e multa mensal (veículos no estado de São Paulo).

  2. 2

    Na Procuradoria estadual do estado de São Paulo o IPVA não pode ser parcelado, porém existe opção para pagamento parcial onde você pode escolhe o valor a ser pago, com valor mínimo fixo.
    Basta acessar o site: www.dividaativa.pge.sp.gov.br
    Selecionar a opção CPF (do proprietário) ou por RENAVAM (registro nacional de veículos automotores), preencher com os dados requeridos, inserir o código que aparece na caixa de textos e clicar no botão PESQUISAR.
    Em seguida aparecerá o débito com as opções liquidar e efetuar pagamento parcial basta gerar a GARE (guia de arrecadação estadual) fazer o download e imprimir.

  3. 3

    A GARE deve ser paga até seu vencimento, diretamente na agência bancaria. Poderá ter variações caso seu veículo esteja registrado em outro estado.
    O pagamento parcial do IPVA inscrito não libera para licenciar o veículo, o débito deve estar totalmente quitado para licenciar, no caso de pagamento á vista é preciso aguardar cerca de três a cinco dias para liberação do licenciamento, maiores informações de como licenciar seu veículo pode encontradas no site do Detran de seu estado:
    www.detran.sp.gov.br/ (Detran São Paulo)
    Informação sobre o IPVA em atraso e débitos na dívida ativa online pode-se consultar no endereço eletrônico , www.dividaativa.pge.sp.gov.br e www.fazenda.sp.gov.br
    (consultar de acordo com o estado de registro do veículo).

Dicas e AVISOS
  • Verificar de acordo com o estado de registro do veículo, base de informações Estado de São Paulo.
Comentários
blog comments powered by Disqus