» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como pagar licenciamento atrasado

Como pagar licenciamento atrasado

Galeria
Como pagar licenciamento atrasado

Os proprietários de veículos automotores de todo o Brasil devem fazer anualmente o pagamento dos impostos referentes aos seus veículos como o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) e também o seguro obrigatório (DPVAT) e a taxa de licenciamento. O pagamento destas tarifas é revertido para o Governo que o utiliza em obras e ações de melhoria do transito.

O problema é que estes documentos vencem sempre no início do ano, que é um período muito complicado para a maioria das pessoas devido as várias despesas que temos na virada do ano como as festas, presentes, viagens com a família e a escola das crianças. Devido a isto nem sempre temos o dinheiro no dia do vencimento da tarifa para fazer o pagamento.

O licenciamento pode ser pago junto com a cota única do IPVA ou, caso decida fazer o pagamento do IPVA em três parcelas, pode-se fazer o pagamento do licenciamento até o vencimento da última parcela do IPVA. Caso o pagamento não seja feito o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) não será emitido e você não poderá mais rodar com o seu veículo ou correrá o risco de ser multado ou até mesmo guinchado. Para emitir a guia de pagamento com os valores atualizados basta seguir os próximos passos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador
  • Impressora
  1. 1

    Entre no site do Ministério da Fazenda de seu estado, como exemplo, vamos utilizar o de Minas Gerais: http://fazenda.mg.gov.br.

  2. 2

    Localize e clique sobre a opção “Documentos de arrecadação”.

  3. 3

    Localize e clique sobre a opção” Taxa de Licenciamento”, em seguida será aberto um formulário onde você preencherá os dados de seu veículo.

  4. 4

    Tenha em mãos o número do Renavam, placa e do chassi do veículo caso seja solicitado. Selecione o exercício (ano de referência) e digite os caracteres de confirmação que serão solicitados.

  5. 5

    Clique em “Continuar” e em seguida imprima o documento que pode ser pago em qualquer agência dos bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil. Após o pagamento, caso o IPVA já tenha sido pago o seu CRLV será emitido pelo Detran da sua cidade e será entregue via Correios.

Dicas e AVISOS
  • Caso você emita a guia, mas demore a fazer o pagamento será necessário emitir uma nova guia com os valores atualizados.
  • O pagamento do licenciamento após o dia do vencimento da última parcela do IPVA gera juros que serão calculados no momento em que você emitir a guia no site.
  • Retire a guia no site no dia em que você for efetuar o pagamento, assim você evita perda de tempo.
Comentários
blog comments powered by Disqus