» Saúde » Saúde Mental » Como parar de gaguejar

Como parar de gaguejar

Galeria
Como parar de gaguejar

A gagueira caracteriza-se como um distúrbio na fala no qual as palavras são pronunciadas de forma intermitente e repetitiva, não sendo muitas vezes ditas por completo. São inúmeros os fatores que levam ao desencadeamento do ato de gaguejar, todavia a condicionante emocional é a que apresenta maior influência nos casos mais recorrentes. Confira as dicas de como parar de gaguejar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Procure manter-se calmo sempre que for iniciar um diálogo com outra pessoa. Respire profundamente e procure falar normalmente, sem pressa. Não há problema algum em gaguejar. Se acontecer de as palavras saírem repetidas ou de forma atropelada, interrompa o discurso por alguns instantes, respire fundo e recomece novamente. O ideal é pronunciar bem todas as sílabas, em uma cadência proporcional. Em hipótese alguma sinta-se envergonhado ou acanhado pelo fato de gaguejar.

  2. 2

    Como grande parte das situações de gagueira é desencadeada por fatores emocionais, procure manter-se sempre calmo: invista em atividades físicas que estimulem a tranquilidade mental e psíquica, como artes marciais, pilates e dança. Cursos de artes plásticas são também uma excelente forma de trabalhar a ansiedade, que é um quadro típico dos pacientes que sofrem de gagueira. Procurar a ajuda de um profissional qualificado em psicoterapia e terapia comportamental é outra conduta que pode ajudar muito a minimizar os episódios de gagueira.

  3. 3

    Busque o auxílio de um profissional da fonoaudiologia, de modo a buscar as reais origens do problema. Ainda que a gagueira tenha origem quase que integralmente emocional, algumas sessões de fonoaudiologia são recomendadas, principalmente por seu enorme potencial terapêutico, na medida em que encorajam bastante o paciente.

  4. 4

    Caso tenha que apresentar algum trabalho ou esteja se preparando para uma entrevista de emprego, faça um pequeno treinamento em casa, para familiares e amigos próximos. Quanto mais treinado e confiante você estiver, menores são as chances de ocorrência de um episódio de gagueira. No momento da apresentação ou entrevista, mantenha a calma e procure fixar os olhos em algum determinado ponto e aja da forma mais natural possível. Mantenha sempre um copo de água por perto e, sempre que sentir necessidade, recorra a ele, seja para hidratar as cordas vocais, seja para "fugir" de uma gagueira fora de hora.

  5. 5

    Faça parte de um grupo de portadores do mesmo problema, no qual seja possível a troca de experiências e relatos de vida. Esses grupos normalmente têm encontros semanais ou quinzenais e apresentam poder terapêutico comprovado, razão pela qual são extremamente recomendados pelos profissionais da saúde em geral.

Comentários
blog comments powered by Disqus