» Saúde » Saúde Mental » Como parar de soluçar

Como parar de soluçar

Galeria
Como parar de soluçar

Os soluços são espasmos que ocorrem geralmente devido à irritação do nervo vago (que vai de nosso abdômen ao cérebro. Esta irritação pode ser causada por diversos fatores: doenças crônicas, comer rápido demais, comer mais do que se deveria etc. Muitas vezes os soluções têm sua origem no sistema digestivo e incomodam muito a pessoa que está com o problema.

No geral as crises de soluços não duram mais do que algumas horas com um intervalo entre um soluço e outro que pode chegar a cerca de 30 segundos. Algumas pessoas chegam a ficar noites inteiras sem dormir devido a esse problema, porém não se preocupe, existem algumas técnicas simples para parar de vez com esses tão incômodos espasmos. Para fazer com que eles parem é preciso estimular outras partes de seu corpo, e fazer com que ele se “esqueça” do soluço.

Neste artigo você irá aprender algumas técnicas para parar com o soluço rapidamente, para isto siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Um copo d'água
  1. 1

    Uma das técnicas mais utilizadas pelas pessoas é tomar água quando se começa a soluçar, enquanto você bebe a água o ciclo dos soluços é interrompido e isto pode fazer com que o nervo se acalme. Beba um copo médio de água com goladas pequenas e sem parar, caso não passe tente gargarejar por alguns segundos para fazer com que o soluço pare.

  2. 2

    Você também pode utilizar o açúcar para fazer com que os soluços acabem, para isto você deve pegar uma colher (de chá) com açúcar e colocar por baixo ou ao fundo da língua, pois é lá que o sabor azedo é sentido pelo corpo. Como o seu cérebro começará a tentar identificar o doce que foi depositado na língua o seu corpo irá “esquecer” a irritação do nervo vago e os soluços irão parar.

  3. 3

    Outra opção interessante é tapar os ouvidos enquanto se está soluçando. Algumas das ramificações do nervo vago estão ligadas ao sistema auditivo. Tapar os ouvidos pode fazer com que o seu cérebro tente estimular mais os nervos existentes no sistema auditivo para fazer com que você consiga escutar o que se passa ao seu redor, dessa forma o corpo deixará o soluço de lado.

  4. 4

    Por último você pode tentar prender a sua respiração ou respirar dentro de um saco de papel ou plástico para aumentar a quantidade de dióxido de carbono em seu sangue, desta forma o seu organismo ficará mais preocupado em se livrar do excesso de dióxido de carbono (que pode ser prejudicial à saúde) e os soluços irão parar.

Dicas e AVISOS
  • Para evitar os soluços você deve tomar algumas precauções como evitar comer muito rápido, evitar ingerir grandes quantidades de alimento de uma só vez e evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pois estes fatos podem irritar o nervo vago causando o soluço.
  • Você também pode tomar um antiácido para amenizar a irritação.
  • Caso os soluços não parem procure um médico para que seu caso seja verificado.
Comentários
blog comments powered by Disqus