» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como parcelar ipva

Como parcelar ipva

Galeria
Como parcelar ipva

No início do ano geralmente é o período em que temos mais contas a pagar. Além dos gastos com as férias, viagens em família e as festas de fim de ano, as pessoas que tem filhos ainda precisam comprar material escolar, pagar matrícula nas escolas dentre outras inúmeras obrigações. E é justamente nesta época que também temos que pagar os impostos como o IPTU e o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Todos que possuem um carro ou moto, além do IPVA, também devem efetuar o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) e da taxa de licenciamento do veículo.
Com tantas coisas para pagar o cidadão tem que trabalhar mais para poder conseguir dar conta de tantas despesas, mas quando o dinheiro não é o suficiente? Felizmente podemos contar com alguns recursos como o parcelamento do IPVA que é concedido pelo próprio governo. É possível efetuar o pagamento a vista em forma de cota única (geralmente possui desconto) ou dividi-lo em até três vezes iguais, sendo que a data do pagamento varia de acordo com o final da placa de seu veículo. Para fazer o parcelamento do IPVA basta emitir a guia de pagamento no site da Secretaria da Fazenda de seu estado e procurar um banco credenciado até a data do vencimento de cada parcela. Para emitir a guia basta seguir os próximos passos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Impressora
  • Um computador
  1. 1

    Entre no site da Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado (no caso de Minas Gerais pode ser acessado em www.fazenda.mg.gov.br). Ou www.fazenda.gov.br.

  2. 2

    Clique na opção “Empresas” para pessoa jurídica ou “Cidadãos” para pessoa física.

  3. 3

    Clique sobre o link “Documentos de arrecadação” e em seguida “IPVA” para ter acesso ao formulário.

  4. 4

    Preencha o formulário com os dados solicitados (número do RENAVAM do veículo) e em seguida escolha o exercício (o ano de referência, por exemplo: 2012).

  5. 5

    Digite os caracteres da imagem de confirmação e clique em “consultar”. Será gerada a guia de arrecadação para que você possa efetuar o pagamento.

  6. 6

    Vá até um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Itaú) com a guia em mãos e informe ao caixa que deseja pagar a primeira parcela e não a cota única. Pronto, agora basta ficar atendo ao vencimento das outras parcelas e efetuar o pagamento.

Dicas e AVISOS
  • Se você for cliente de algum dos bancos citados poderá fazer o pagamento diretamente em um caixa eletrônico, sem a necessidade da emissão de guia pela internet.
  • Não deixe de pagar até o vencimento, pois caso ultrapasse a data será necessário emitir uma nova guia de pagamento.
Comentários
blog comments powered by Disqus