» Família » Como Participar da Vida Digital do seu Filho

Como Participar da Vida Digital do seu Filho

Galeria
internet

A vida digital das crianças começa ao mesmo tempo em que aprendem a ler e a escrever. A partir dos 6 anos, elas recebem as primeiras noções de informática utilizando diversos aparelhos e meios de comunicação digital. Esse processo de iniciação e inclusão digital é um fator positivo. Todavia, deve ser feita uma monitoração cuidadosa para que tudo ocorra de maneira saudável, evitando os problemas existentes pelo uso excessivo da internet. Veja a seguir as principais dicas de como cuidar da vida digital dos filhos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A base da educação infantil é saber impor limites e fazer com que as crianças entendam e respeitem as regras. O acesso à internet segue a mesma ideia. Por isso, é importante definir dias e horários para as crianças poderem acessar a internet.
    Dessa forma, além da disciplina inerente a essa forma de educar, as crianças poderão desfrutar o tempo com outras atividades que não estejam ligados ao mundo virtual. Por exemplo: praticar esporte, brincar com os amigos e até mesmo dedicar maior tempo aos estudos.

  2. 2

    Além disso, é importante fixar regras durante a utilização dos meios digitais. Por exemplo: nos momentos dedicados a pesquisa de algum tema para estudar, é proibido acessar sites de jogos ou de relacionamentos como facebook. Afinal, cada coisa tem sua hora certa. Ao permitir um tempo livre dedicado aos jogos, sempre verifique a idade mínima recomendada para os jogos que ela tem acesso. Pois, há jogos que são indicados apenas para maiores de 18 anos. Mesmo assim estão disponíveis em diversos sites de jogos. Bastam apenas alguns cliques para ter acesso a jogos de grande violência que podem causar danos à educação da criança.

  3. 3

    Por fim, o maior dos cuidados em relação à vida digital do seu filho diz respeito à utilização para manter contato com outras pessoas. Por isso, a maior recomendação é sempre monitorar todo o acesso às redes sociais. Para isso, há diversas formas de fazer sem constranger a criança. Por exemplo, sempre verificar os históricos de sites visitados, ver com quem a criança conversou e sobre qual o assunto. Além disso, é importante criar senhas de acesso a determinadas páginas como bate papo e sites de relacionamento. Assim, sempre que seu filho for acessar a internet, você estará ciente.

    Portanto, cuidar da vida digital do seu filho é um passo imprescindível para garantir a utilização saudável das tecnologias do mundo digital. Para isso, converse com seu filho sobre os pontos bons e ruins da internet para que ele entenda que o mundo digital é ótimo, mas deve saber utilizar a internet de forma positiva.

Comentários
blog comments powered by Disqus