» Hobby » Cultura e Sociedade » Como participar do prouni

Como participar do prouni

Galeria
Como participar do prouni

O ProUni, Programa Universidade para Todos, é um programa social criado pelo Governo Federal que tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais para cursos de graduação e sequenciais em Instituições de Ensino privadas para alunos de baixa renda.

Desde sua criação em 2005, mais de 1 milhão de alunos foram contemplados com bolsas parciais e integrais. Para participar do programa, além dos requisitos estipulados pelo MEC, o aluno deverá fazer o Enem e obter um bom desempenho.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Verificar se está dentro dos requisitos requeridos pelo programa:

    1. Ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.
    2. Ser portador de alguma deficiência física.
    3. Ter renda de até 3 salários mínimos.

    Obs. Para bolsas integrais (100%), o candidato não poderá ter renda maior, por pessoa, que um salário mínimo e meio. No caso das bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos.

  2. 2

    Fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e obter a pontuação mínima de 400 pontos na médias das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). Lembrando que a nota de redação não poderá ser zero.

  3. 3

    Fazer a inscrição exclusivamente pela internet, no Portal do ProUni. Será necessário informar o CPF e o número de inscrição e senha do Enem. No caso do candidato não possuir computador com acesso à internet, todas as instituições conveniadas oferecem acesso gratuito. Além disso você pode contar com parceiros do ProUni, como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola, FUNAI e pontos do GESAC (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão).

  4. 4

    Escolher a instituição de ensino privada. A lista de instituições conveniadas pode ser consultada no Portal do ProUni. O candidato poderá escolher até duas instituições dentre as disponíveis.

  5. 5

    Após ser aprovado o candidato deverá comparecer à instituição para o qual foi pré-selecionado levando os documentos necessários. A lista de documentos pode ser acessada na página do ProUni.

Dicas e AVISOS
  • Caso o candidato obtenha apenas a bolsa de 50% no ProUni e não tenha condições de custear o restante da mensalidade, poderá utilizar o FIES - Fundo de Financiamento Estudantil.
  • Se o candidato não for pré-selecionado na primeira chamada, ainda tem chances de ser selecionado para a segunda. Para isso o interessado deverá confirmar no Portal do ProUni que tem interesse em participar da lista de espera e ficar atento aos prazos estabelecidos.
Comentários
blog comments powered by Disqus