» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como passar um fax

Como passar um fax

Galeria
Como passar um fax

O fax foi inventado em 1843 e seu primeiro protótipo realizado em 1926. Mas, foi em 1970 que começou a ser produzido em larga escala e até hoje é equipamento obrigatório para empresas de diversos segmentos. O fax faz o trabalho de transmitir via telefone através de sinais elétricos imagens e textos impressos.

O processo consiste em um documento ser colocado no scanner do fax que recolhe as informações e transforma em código para que esse seja enviado via sinal telefônico até o outro aparelho de fax onde o código volta a ser transformado em um documento.

Os papéis utilizados para o recebimento de documentos através do fax são em geral térmicos, finos e vendidos em bobinas.
Esse tipo de papel é econômico porque dispensa a utilização de tintas já que as imagens são impressas nele com o aquecimento através de um feixe de luminosidade que deixa pretas as regiões por onde passa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Insira o documento a ser enviado por fax no local indicado de forma que a parte escrita ou desenhada fique para baixo, assim os scanners irão enxergar e transformá-la no código necessário

  2. 2

    Retire o telefone do gancho e disque o número do aparelho de fax que deverá receber o documento, aguarde o atendimento e solicite o sinal de fax. Em alguns aparelhos logo depois de uns dois toques já é enviado o sinal de fax que é um toque contínuo muito fácil de ser identificado.

  3. 3

    Assim que ouvir o sinal de fax, clique em enviar no seu aparelho e coloque o telefone no gancho. Em geral o seu aparelho de fax irá emitir um comprovante do envio do documento. Esse procedimento é muito rápido e fácil.
    Hoje segundo pesquisas mais de 90% das empresas ainda utilizam o fax para o envio de alguns documentos.

Dicas e AVISOS
  • Se for só para envio esporádico um aparelho simples com uso de papel térmico atende muito bem, mas no caso de grandes movimentações o bom são os aparelhos com memória porque eles guardam os documentos mesmo se o aparelho estiver sem papel ou se o papel amassar.
  • Mas existem também os aparelhos a jato de tinta e a diferença é que sinais recebidos via telefone são enviados para a cabeça de impressão que dispara os jatos de tinta no papel formando o desenho, essas utilizam papel sulfite comum.
  • Para escolher o modelo de fax a utilizar leve em consideração o uso que ele irá ter e o custo que irá causar.
Comentários
blog comments powered by Disqus