» Dinheiro » Leis e Normas » Como patentear uma idéia

Como patentear uma idéia

Galeria
Como patentear uma idéia

A proteção de uma ideia é obtida pela patente, a qual traz garantias importantes para inventores e criadores industriais, permitindo que possam obter retorno financeiro com o que foi criado. A patente garante ao inventor o título de propriedade perante a invenção, em caráter temporário, onde o Estado concede aos inventores, tanto pessoas físicas como jurídicas, os direitos por ter realizado a criação. Contudo, cabe ao criador revelar todos os detalhes técnicos do produto protegido. Abaixo, você saberá os passos para proceder com o registro da marca ou patente junto ao INPI, tendo o registro validade em todo o país.

Instruções
  1. 1

    Será necessário você contratar um profissional ou uma empresa habilitada pelo INPI, onde será verificado se está disponível o registro da marca ou da patente feita por você. Caso você tenha a informação da viabilidade de registro, poderá ser encaminhado o processo de registro da ideia criada.

  2. 2

    A pesquisa que verifica a viabilidade de registro da ideia é um serviço sem custo, entretanto, as etapas de registro possuem custos variados de acordo com o que está sendo feito. O pedido onde é feito o exame de invenção pode ter até dez reivindicações onde o custo é de até R$ 500,00. Você pode consultar os custos e taxas cobrados para o registro da ideia junto ao site do INPI.

  3. 3

    Com a certeza da disponibilidade da ideia criada em forma de marca ou patente, o seu pedido de registro será feito online através da internet, seguindo as orientações de segurança definidas pelo órgão responsável pelo processo ou através de formulários concedidos nos postos do INPI locais.

  4. 4

    Com o preenchimento e o envio do pedido de registro da sua ideia em forma demarca ou patente, serão enviados para você um código da solicitação para o e-mail informado no momento do cadastro. Depois, será realizada a confirmação dos seus dados, bem como da confirmação do pagamento do pedido para o registro, momento em que será finalizada a sua solicitação.

  5. 5

    Você irá receber uma cópia integral de toda a sua solicitação de registro da ideia enviada para o INPI.

  6. 6

    Proteger sua ideia junto ao INPI permite ao inventor a proteção frente aos que pretendem realizar copia ou vender o produto com preços menores. A ideia registrada possui um prazo de vigência onde o inventor tem a proteção dos direitos decorrentes do produto criado, podendo excluir sem a prévia comunicação, todos que pretendem realizar algum procedimento com a ideia protegida, seja a fabricação, venda, importação ou comercio .

  7. 7

    Em nosso país, os direitos e deveres em relação à propriedade industrial estão amparados na Lei nº 9279, conhecida como LPI.

Comentários
blog comments powered by Disqus