» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como Pedir 2 via do CPF

Como Pedir 2 via do CPF

Galeria
Como Pedir 2 via do CPF

Em qualquer lugar que for, você sem seus documentos, não é ninguém. Por isso é de suma importância estar sempre com os documentos na bolsa ou na carteira. Principalmente quando se trata do CPF, um dos mais importantes documentos que uma pessoa tem.

Em caso de perca, não existe desculpa, faça outro imediatamente e não se esqueça de fazer um boletim de ocorrência sobre a perca do seu CPF, pois se cair em mãos erradas, a incomodação pode ser grande no futuro. Confira aqui como solicitar a segunda via do seu CPF.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas, é um documento obrigatório e um dos mais importantes, que tem diversas finalidades. Você pode fazer de tudo com ele: desde a matrícula em uma escola até um financiamento. Vale lembrar que outros documentos, como a Carteira de Trabalho e Previdência Social, por exemplo, só podem ser emitidos se você já possui o CPF.

    Até algum tempo atrás, o CPF vinha em forma de cartão, mas recentemente mudou e passou a ser apenas um "bilhete" com a confirmação de inscrição no CPF. Mas não faz diferença nenhuma, pois tanto o cartão, como o bilhete, só servem para você ter acesso a seu número, já que nem todos o decoram.

  2. 2

    Depois de ter registrado um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de policia mais próxima, informando a perca do seu CPF, você poderá partir para pedir a segunda via do CPF. Existem duas maneiras para você fazer isso:

    Vá pessoalmente até uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios e solicite seu CPF com o atendente. Da mesma maneira como você fez seu primeiro CPF, você preencherá um formulário e pagará um pequena taxa pelo serviço - algo em torno de R$ 5,00. Lembre-se que você deverá estar munido do seu RG e comprovante de inscrição do primeiro CPF. Se for menor de idade, também precisará estar com seu responsável, que também deverá estar com documento de identificação.

    Em alguns dias o seu CPF ficará prontinho e chegará em sua casa, basta esperar. Lembrando que, dessa maneira, você ainda recebe seu CPF em forma de cartão.

  3. 3

    Outra maneira de fazer isso é ainda mais rápido e mais fácil, você pode solicitar a segunda via do seu CPF no site da Receita Federal.

    Lá no site da Receita Federal você preenche um formulário de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, onde fornece dados básicos e apenas o número do seu CPF e o número do seu título de eleitor. Para quem paga imposto de renda, existe um formulário diferente, onde precisará colocar no formulário o número dos recibos da entrega da declaração de renda.

    É um procedimento bem rápido, que você faz com muita facilidade há qualquer hora do dia, no conforto da sua casa. Fazendo pela internet, o seu CPF fica pronto na hora e saí totalmente grátis.

Comentários
blog comments powered by Disqus