» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como pegar a cnh definitiva

Como pegar a cnh definitiva

Galeria
Como pegar a cnh definitiva

Tirar a primeira carteira de habilitação é o sonho de muitas pessoas que completaram dezoito anos e desejam possuir um veículo para se locomover com mais rapidez e praticidade. Muitos tentam todos os dias nas provas práticas realizadas pelo DETRAN e conseguem realizar este sonho, primeiramente se obtém a “Permissão Para Dirigir – PPD” que é como uma carteira de habilitação normal, porém quando o motorista ainda possui apenas a permissão precisa tomar alguns cuidados no momento de dirigir por aí, pois qualquer infração gravíssima pode fazer com que ele perca a carteira e tenha que fazer todo o processo novamente.

Este período probatório da PPD tem duração de um ano, que é quando ela vence e é necessário que o cidadão solicite a sua CNH definitiva. A partir daí você poderá rodar mais tranquilamente e certamente já terá aprendido muitas coisas importantes que o ajudarão a ser um condutor melhor neste um ano que se passou.

Para conseguir a sua CNH definitiva é muito simples, neste artigo você encontrará informações sobre como solicitá-la, para isso siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Acesso a internet
  • Impressora
  • Um computador
  1. 1

    Entre no site do DETRAN de seu estado (para cada estado brasileiro existe um site diferente. Se você não sabe o site do DETRAN de seu estado poderá fazer uma busca na internet para localizá-lo).

  2. 2

    Localize a opção “Habilitação” e em seguida a opção “Troca de Permissão para Dirigir pela Carteira Nacional de Habilitação Definitiva” (estas opções podem variar de acordo com o site, utilize a opção de busca de cada site ou o “mapa do site” para localizar a opção de solicitação de serviços).

  3. 3

    Imprima a DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e efetue o pagamento da taxa em um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Itaú), este valor pode variar, em MG o valor da taxa é de R$ 55,90 para a emissão do documento.

  4. 4

    Após realizar o pagamento você poderá aguardar a chegada da CNH em sua casa, pois a mesma será entregue pelos Correios. Serão realizadas três tentativas de entrega, caso não haja ninguém no local para recebê-la a mesma será direcionada para as delegacias de trânsito de sua cidade.

  5. 5

    Outra opção é ir diretamente ao DETRAN de sua localidade, lá você irá receber o documento de arrecadação (DAE) para efetuar o pagamento, a entrega também será feita pelos Correios em até 05 dias úteis, basta que você aguarde o recebimento da mesma no endereço que você cadastrou no DETRAN.

Dicas e AVISOS
  • Caso tenha mudado de endereço é necessário comparecer ao DETRAN de sua cidade antes de solicitar a sua CNH definitiva, pois caso o endereço esteja desatualizado a sua CNH será enviada para o seu endereço antigo.
Comentários
blog comments powered by Disqus