» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como pesquisar processos

Como pesquisar processos

Galeria
Como pesquisar processos

Diariamente, e em todo o mundo, uma das coisas que mais acontecem em um curto espaço de tempo, são processos judiciais. Sejam eles processos penais, trabalhistas, criminais, entre outros. Dentre os vários tipos de processos existentes, sempre há uma grande demora na conclusão dos mesmos. Mas enquanto o processo ainda está em andamento, é possível que os interessados possam vê-lo. Veremos a seguir como podemos fazer a consulta de processos judiciais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    No estado de São Paulo, que é campeão em processos judiciais, se você quiser pesquisar e acompanhar o andamento de um processo, deverá fazê-lo por meio do site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nele, é possível identificar um processo facilmente, apenas digitando seu número completo. Na página inicial do site há, na parte superior, do lado direito, as opções de processos de primeira e segunda instâncias, entre outras opções. Escolha qual das duas opções tem a ver com o seu caso, e em seguida digite o número completo do processo.

    Aparecerá uma nova tela, com todas as informações sobre o andamento do processo consultado. Caso o processo seja de primeira instância, o usuário terá que selecionar uma das opções entre capital, interior e VEC (processo em execução). Em qualquer tipo de caso deve-se optar por processo cível ou criminal. Depois, selecione a cidade de origem do processo, e depois o nome de seu autor ou do réu. Aparecerão algumas letras e números. Digite-os, e clique novamente em "pesquisar".

  2. 2

    Se você é do estado do Rio de Janeiro, e deseja obter informações sobre o andamento de um processo, deverá acessar a página do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Assim como no site do TJ do estado de São Paulo, você irá direto no topo da página, do lado direito. Lá poderá consultar o processo, seja pelo nome do advogado, da parte envolvida, pelo número de registro na OAB que o advogado possui ou pelo próprio número do processo.

  3. 3

    Mas caso você seja residente de outro estado, que não seja SP ou RJ, bastará acessar o site oficial Tribunal de Justiça do estado onde reside. Em qualquer um desses sites, haverá um campo para a consulta de processos em andamento. Se por acaso o processo no qual estiver interessado (a) estiver sob os poderes do Superior Tribunal de Justiça, você deverá acessar a página do mesmo. Do lado esquerdo da página, você irá encontrar a área destinada à consulta de processos. Bastará que digite o número do processo, o número do OAB do advogado, o nome do advogado ou o número do processo, por exemplo. Depois de preencher um desses campos, clique em "consultar", e então terá todos os dados disponíveis referentes ao andamento do processo.

Comentários
blog comments powered by Disqus