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Como pilotar uma moto passo a passo

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Como pilotar uma moto passo a passo

Pilotar uma moto é algo relativamente fácil, porém exige um nível de concentração elevado da pessoa que está no comando da máquina para se evitar erros que podem causar acidentes gravíssimos.

No Brasil para se pilotar uma moto é necessário ter ao menos 18 anos de idade e possuir a carteira nacional de habilitação (CNH) de categoria “A”. Caso você seja flagrado pelas autoridades de trânsito de sua cidade pilotando sem possuir uma CNH poderá ser multado em mais de R$ 500,00, pois esta é uma infração gravíssima e também correrá o risco de ter o veículo apreendido caso não haja uma pessoa habilitada que possa pilotá-la até a sua casa. Portanto, antes de começar a sair por aí pilotando uma moto é importante procurar uma autoescola para providenciar a sua CNH.

Em relação à pilotagem, cada moto possui um tipo de característica. Algumas possuem marchas sendo necessário que o piloto as troque sucessivamente durante as acelerações e as freagens, outras são automáticas e precisam apenas que o piloto comande o acelerador e os freios para que o veículo se movimente. As transmissões automáticas são mais comuns em motos menos potentes e feitas para se andar nas ruas da cidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Carteira Nacional de Habilitação
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    Antes de ligar a moto verifique se os pneus estão cheios e se existe combustível suficiente no tanque para se chegar ao seu destino. Verifique também se a corrente de transmissão está bem ajustada e se o óleo do motor está em um nível aceitável para o funcionamento do veículo. Estas orientações estão presentes na maioria dos manuais do proprietário de diversos fabricantes de motocicletas e devem ser seguidas sempre para garantir a sua segurança durante a pilotagem.

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    Em seguida coloque o capacete que deve possuir o selo do INMETRO em seu casco. O uso do capacete é obrigatório de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e se o piloto for flagrado pilotando sem o capacete poderá sofrer as sanções previstas na lei.

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    Agora suba na moto e verifique se o câmbio está no ponto neutro (geralmente uma luz verde fica acesa no painel enquanto a moto estiver no ponto neutro ou também conhecido como “ponto morto” do motor). Caso a moto esteja com alguma marcha engatada ela não ligará (nos veículos com câmbio automático este procedimento não precisa ser feito).

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    Dê a partida no motor e segure a manete da embreagem até o fim, em seguida pressione o pedal de cambio com o pé esquerdo uma vez para baixo para engatar a primeira marcha (leia o manual de instruções de sua motocicleta para obter maiores informações sobre a posição das marchas). Solte a embreagem levemente a medida em que vai puxando o punho do acelerador para que a moto arranque suavemente (nos modelos automáticos basta puxar o punho do acelerador devagar para que a moto comece a se locomover).

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    Quando o motor ganhar força, passe as marchas gradativamente segurando novamente a embreagem até o fim e pressionando o pedal de câmbio para cima (uma marcha de cada vez). Verifique no manual de instruções de sua motocicleta qual é a quantidade de giros onde o torque do seu motor alcança seu ponto máximo, passe as marchas sempre que o motor alcançar a quantidade de giros indicado (se a sua moto não possui um conta giros no painel basta se guiar pelo barulho do motor, quando perceber um aumento considerável no ruído troque a marcha imediatamente). Vá treinando a troca de marchas até que você se acostume.

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    Nas curvas é preciso ter bastante atenção, pois a moto dependendo de sua velocidade precisa ser tombada levemente para a direção em que se está curvando para que você não saia da faixa em que está trafegando. Quanto mais velocidade você fizer nas curvas maior será a necessidade de se tombar a moto e isso pode fazer com que você se desequilibre e acabe sofrendo uma queda grave, portanto sempre reduza a velocidade nas curvas.

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    Para reduzir a velocidade basta pressionar os freios na manete da mão direita e no pedal que fica no pé direito. Enquanto freia vá reduzindo a marcha pressionando a embreagem e dando um toque de cada vez para baixo no pedal de câmbio. Ao parar a moto deixe-a no ponto neutro e desligue o motor. Pronto! Agora é só treinar bastante para se acostumar.

Dicas e AVISOS
  • Respeite os limites de velocidade das estradas.
  • Nunca pilote sem a CNH e o capacete.
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