» Casa » Computadores » Como Pingar um IP

Como Pingar um IP

Galeria
Como Pingar um IP

O endereço IP é a identificação de cada equipamento quando conectado a uma rede. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, como se fosse a identidade do computador no mundo virtual. O IP pode ser estático ou dinâmico, dependendo da rede conectada.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • teclado
  • PC
  1. 1

    O ping serve para fazer testes de rede, onde enviamos mensagens de testes para outros dispositivos e esperamos uma resposta, quando o outro dispositivo responde temos na tela uma confirmação de comunicação entre os lados. O ping é um comando que funciona tanto no Windows como no linux, pois não é detido por uma marca. O primeiro passo para se fazer o ping deve ser, saber qual o IP da maquina que se deseja verificar a conexão. Esse pode ser obtido nas configurações de rede da mesma, ou sendo um computador, utilizando no linux o comando "ifconfig" onde ele retorna as configurações dos dispositivos de rede e também sus configurações. As informações que são retornadas são IP, Máscara, Gateway dentre outras. O IP 127 . 0 . 0 . 1 é reservado do sistema, sendo o ip da própria maquina caso esta não esteja em um domínio ou rede. Um teste simples é o teste onde você manda um ping para si mesmo, com o código ping 127 . 0 . 0 . 1. Para achar o prompt no windows basta digitar "cmd" na opção executar no menu iniciar. No linux entre no menu iniciar e procure terminal.

  2. 2

    Para a utilização do comando ping, primeiramente deve-se abrir um promt de comando (no windows), ou um terminal (no linux) , antes de começar de um ifconfig (linux) ou ipconfig (windows) para saber se o seu IP é pertencente a uma rede ou não, após ter o ip em mãos escreva o comando ping juntamente com o ip, caso queira fazer o primeiro teste tente o ip "127 . 0 . 0 . 1". Com o comando dado, o resultado deve se parecer com o da imagem 2.

  3. 3

    O primeiro teste ja foi feito, todos os computadores tem IP, o servidor onde esta armazenado o site do google também, essa é uma facilidade que os DNS nos dão ( DNS é o serviço que transforma os IPs em endereços como www.blablabal.com e o contrario) , não precisamos saber o IP do servidor do google para acessa-lo, então tentamos o teste de pingar o site do google, como podemos fazer com qualquer outro. Coloque no promp ou terminal "ping www . google . com .br".

Comentários
blog comments powered by Disqus