» Hobby » Artes e Entretenimento » Como pintar aluminio

Como pintar aluminio

Galeria
Como pintar aluminio

O alumínio é um ótimo material para se fazer peças. Dentre as várias vantagens estão a leveza, maleabilidade, durabilidade, beleza e facilidade em limpar.
Mas mesmo o alumínio com sua cor clássica, às vezes precisa de uma vida em sua pintura. Uma janela vai ficar bem mais atraente se além do clássico brilho metálico do alumínio, apresentar uma cor mais vibrante que combine com o aspecto geral da casa. Mesas, peças e artefatos decorativos da mesma forma. Abaixo encontre as dicas para transformar facilmente suas peças em artigos novos e bonitos com uma simples pintura.



Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Caso seja uma peça de mobília ou qualquer outra já manufaturada, remova todas as peças e assessórios de plástico ou madeira antes.

  2. 2

    Leve a peça a ser pintada para um local seguro e arejado, onde os respingos de tinta não vão ser um problema. Se não for possível, cubra o local onde a peça de alumínio vai ser colocada , com um jornal ou plástico, e ponha a peça sobre esta cobertura. Use roupas usadas e, sempre máscaras contra odores fortes. Se preciso, use luvas também.

  3. 3

    Lave cuidadosamente o alumínio, usando palha de aço e detergente neutro. Isto removerá detritos e qualquer sujeira que possa estar impregnada na superfície e, tornar a superfície lisa e suave o suficiente para aceitar tinta sem formar bolhas ou relevos.

  4. 4

    Remova qualquer ferrugem que possa ter sido decorrente de algum parafuso, ou outra peça que tenha soltado, com uma escova ou com um removedor específico para ferrugens. Você precisará repetir o processo, se a área a ser limpa da ferrugem for profunda e grande.

  5. 5

    Lave novamente com detergente neutro e água, para retirar o excesso de ferrugem e o que tiver de casca de tinta antiga, caso você esteja pintando uma peça usada. Espere secar bem as partes lisas e as que têm ranhuras, para que a tinta aja com eficácia.

  6. 6

    Para a pintura você pode usar um compressor de ar, um pincel ou mesmo uma lata de tinta spray. Para peças mais delicadas em detalhes, ou menores, o mais coerente é a tinta spray, pois tem uma maior abrangência em áreas não alcançáveis por pincel e, sem formar bolhas. Áreas maiores, incluindo superfícies de mesa e cadeiras, podem ser pintadas com pincel e tintas à prova de ferrugem.
    Utilize tinta epoxi em spray, de preferência; é a tinta mais moderna para tal procedimento e é vendida em qualquer loja de materiais para construção.
    Este tipo de tinta seca rápido e fica com um acabamento ótimo.Também é uma tinta própria para reparos ou reformas de eletrodomésticos (fogões, maquinas de lavar, geladeiras) que tenham partes de alumínio e, que precisem voltar ao uso com menor intervalo.




  7. 7

    Antes de aplicar a segunda camada, deixe secar bem a tinta. Isto é importante especialmente se você removeu muita ferrugem e tinta antiga, ou se a tinta anterior for muito escura, ou se a base de tinta puder aparecer depois da segunda camada. Neste caso, ao secar você terá uma noção maior de como proceder com a segunda camada.

  8. 8

    Seque a peça de alumínio numa área arejada e ao abrigo de chuvas, ventos fortes e contato com areia.Para que não haja surpresas desagradáveis como, notar que um grão de areia ficou eternizado ao submergir na superfície já pintada.

  9. 9

    Conserve a limpeza regular da peça, para que a pintura se conserve por muito tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus