» Hobby » Artes e Entretenimento » Como pintar isopor

Como pintar isopor

Galeria
Como pintar isopor

O isopor é um material extremamente maleável. Largamente utilizado em artesanato em caixas térmicas.
Um ótimo exemplo de seu uso são os famosos carros alégóricos que enfeitam o carnaval brasileiro, obras gigantescas esculpidas e pintadas cuidadosamente. Para quem monta os carros alegóricos é uma ótima vantagem pois o isopor é um material levíssimo.
Lembrando também que é utilizado em pranchas de surf.

Instruções
  1. 1

    Basicamente podemos criar peças de isopor e utilizar tinta guache para colorir pois adere muito bem ao material.
    Mas nem sempre o guache sobrepõe as imperfeições do isopor.
    Sendo necessária passar mais uma demão da tinta.
    Para colorir uma peça por completo podemos utilizar um palito de dentes e espetar em uma base para não correr orisco de borrar a pintura.

  2. 2

    Podemos pintar o isopor também com tinta spray, porém o acabamento não tem a mesma tonalidade da tinta guache. Ficando um tanto quanto opaco.
    A vantagem de utilizar tinta spray é sua rápida secagem, podendo em poucos minutos passar uma segunda camada da tinta.

  3. 3

    Lembrando que as placas de isopor de superfície lisa não necessitam ser lixadas antes de pintar.
    Quando tratam-se de blocos de isopor que são esculpidos, acabam criando pequenas bolinhas.
    Caso não lixar o bloco de isopor e colorir estas pequenas bolas de isopor com o tempo acabam se desprendendo, ou até mesmo na hora da pintura o bloco começa a se desfazer, sendo necessário um trabalho dobrado pois já está com tinta.
    Aqui o foco é pintura de isopor, mas gostaria de dizer que as pessoas quando criam suas maquetes cortam o isopor com alguma faca ou estilete (quando utilizam placas de isopor) quando são executadas tarefas escolares. Nada disso, além de correr o risco de se cortar, o trabalho fica mal acabado e quando trata-se de peças menores se tentamos cortar acabamos quebrando o isopor.
    No mercado vende-se cortadores de isopor, alguns são elétricos no caso para uso de peças maiores construídas a partir de blocos de isopor (carros alegóricos e outros), e os cortadores para uso doméstico que os mais simples são alimentados a pilha.
    Ele possui uma forma de arco e um pequeno fio metálico que aquece. Basta cuidadosamente passar este fio contornando a forma desenhada que cortar perfeitamente.

Comentários
blog comments powered by Disqus