» Alimentos » Receitas » Como pintar mdf

Como pintar mdf

Galeria
Como pintar mdf

Para quem não conhece, MDF (Medium Density Fiber / Fibra de Densidade Média) é feito de lascas de madeiras, que são trituradas e compressadas em formato de chapas de madeira.
Muito utilizado na industria de móveis e construção civil, o MDF também está presente no artesanato em formatos de caixas. Em alta no mercado de artesanato, as caixas são úteis, pois servem para diversas finalidades, como a organização de objetos, caixa de fotos, entre outras.
Vendida nas principais casas de artesanato, você mesmo pode personalizar uma caixa e dar de presente para alguém. Vamos ensinar a pintar adequadamente uma caixa de MDF em 3 passos, utilizando uma técnica simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tinta Acrílica Decorativa
  • Caixa de MDF
  • Anote aí os materiais necessários para fazer sua caixa:
  • Pano para limpeza
  • Lixa para Artesanato, nº180
  • Pincel macio ou rolo de espuma
  1. 1

    Pegue a sua caixa de MDF e lixe toda a sua superfície utilizando uma lixa nº 180. Passe a lixa por dentro e por fora, para obter uma superfície lisa.
    Existe um tipo de MDF mais liso, que não necessita desta etapa do lixamento. Pergunte ao vendedor sobre esses tipos de caixas na hora da compra.

  2. 2

    A tinta recomendada para a pintura de MDF é do tipo "Acrílica Decorativa", existe algumas marcas no mercado, uma delas é a DecorFix. Com um rolo de espuma ou pincél, passe uma demão de tinta em toda a caixa, de forma que cubra todo o espaço, por dentro e por fora. Esta primeira demão, passe a tinta sem dissolvê-la.
    Após a pintura, deixe secar bem antes de passar outra demão.

  3. 3

    Após a secagem, utilize papel de embalagem de pão (papel pardo) para "lixar" a superfície. Isso ajuda a tirar as imperfeições que possam ter ficado da tinta.
    Passe outra demão de tinta, se necessário, para que a cor fique uniforme e tenha um efeito mais elegante e está pronta a sua caixa.

Dicas e AVISOS
  • Coloque sua caixa para secar à sombra, em uma superfície plana. Evite o excesso de tinta para não aparecer manchas de escorrimento durante o processo.
  • Para atingir algumas tonalidades específicas de cor, é recomendado que a primeira demão seja feita com tinta branca, e as demais com a cor desejada.
  • Ao diluir a tinta, observe o rótulo do produto e desenvolva o processo com as orientações do fabricante impressas no rótulo do produto.
  • Não utilize tintas de pintar parede (PVA). Com o tempo o material pode descascar e não ter a mesma durabilidade que a tinta acrílica.
Comentários
blog comments powered by Disqus