» Hobby » Artes e Entretenimento » Como pintar no blender

Como pintar no blender

Galeria
Como pintar no blender

Blender, chamado de Blender3D, é um programa para modelagem, animação, texturização, composição, edição de vídeo, entre outras funções muito utilizadas atualmente. Ele está disponível para diversas plataformas e a última versão estável é a 2.61. Suas criações são profissionais e, na verdade, gastam pouco tempo. Apesar de requerer concentração em pequenos detalhes.
Após a modelagem de uma imagem ou a utilização do programa para texturizar ou adicionar cor a um arquivo previamente existente, existem duas maneiras: pintura através de textura e através de vértices.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com sistema operacional Windows, MAC ou Linux
  • Conhecimentos específicos de edição de imagem
  1. 1

    Pintando por vértices, através do VertexPaint:

    O usuário deve ir em materiais e ativar a opção no painel 'Material', depois selecionar 'VCol Paint'.
    Agora, basta selecionar uma das ferramentas de pintura disponíveis e colorir sua imagem!

    IMPORTANTE:
    O Vertex Paint Tool, nas suas primeiras vezes de uso, dá a impressão de imprecisão no uso do pincel. Em certos casos, ao tentar pintar uma área específica, pode-se borrar a área ao redor da que estava tentando pintar. Para evitar esse pequeno problema, devem ser esclarecidos alguns pontos. Primeiro, como diz a própria ferramenta, ela tem a função de colorir vértices, ou seja, uma imagem de poucos vértices terá muitos borrados e falhas.

  2. 2

    Pintando por texturas, através do Texture Paint:

    O usuário deve associar as faces à uma textura. Ou seja, adicionar uma janela de texturização - através do UV Image Editor - texturizar um modelo e depois criar uma textura ou utilizar uma previamente criada. Após estes passos, é possível pintar toda a imagem.
    Para usar a textura utilizada nessa criação no render, é necessário adicioná-la às texturas do painel do mesmo.


    IMPORTANTE: A pintura feita através de texturização é mais eficaz, no entanto, mais complexa.

  3. 3

    TROCANDO UMA TEXTURA POR OUTRA:
    Remova a textura UV e a pintura de vértices se o modelo tiver. Crie novas texturas UV, uma para cada face da imagem. Dentre as novas texturas criadas, defina uma como base. Com a base marcada, selecione o modelo, entre em seu modo de edição e tecle U, para selecionar dessa vez a opção Unwrap.
    Depois de mapeado, deve criar uma nova imagem no UV Image Editor. Salve a imagem junto do arquivo .blend. Mude para a visão frontal, faça o mapeamento e coloque a nova textura desejada.
    Volte para o 3D View e entre no modo Textured, clicando em Altz + Z, para ver o modelo texturizado até o momento. Ajuste o mapeamento até a imagem adquirir a textura exata.

Dicas e AVISOS
  • Procure tutoriais online e fóruns, sua dúvida pode ser igual à de outra pessoa.
Comentários
blog comments powered by Disqus