» Família » Educação dos Filhos » Como planejar uma aula

Como planejar uma aula

Galeria
Como planejar uma aula

Ser professor é uma dádiva, poder ensinar a outras pessoas o pouco do conhecimento que se tem é maravilhoso. Dar uma aula não é tão simples quanto parece, pois por trás existe todo um preparo para a sua realização, demanda tempo e esforço. Assim, se você quer saber como planejar uma aula não pode perder essas dicas que seguem logo abaixo.

Instruções
  1. 1

    O preparo de uma aula requer alguns cuidados minuciosos. Primeiramente você deve possuir um plano de aula, podendo ser tanto um plano de aula semanal, mensal, bimestral, simestral ou anual, ficando a seu critério. Neste plano você deve estabelecer todo o conteúdo que você pretende passar para os seus alunos.

  2. 2

    Após estabelecer o plano de aula, você deve pensar no que vai passar de conteúdo para o dia seguinte. Para isso é necessário dividir o tempo da aula, de modo que não fique nada por passar. A dinâmica da aula é outra dica que é importante ser seguida para o planejamento de uma aula, preocupe-se em falar de uma maneira interessante para que seus alunos se interessem pelo que você está dizendo. É importante assegurar que a aula não seja rotineira sempre, diversifique.

  3. 3

    Outra bela sugestão para planejar uma aula, é após passar todo o conteúdo reservar um tempo para a realização de algumas questões. Essa é uma excelente ideia, pois além de treinar os alunos, deixa-os com o raciocínio rápido e os força a prestar atenção ao que você passou na aula.

  4. 4

    O planejamento de uma aula também requer a sua atenção quanto às explicações. Caso você perceba que no momento que você esteja explicando algo sobre uma determinada matéria e perceba que a sala tirou o foco, ou perdeu a concentração, é importante que você já tenha algo preparado, uma explicação mais fácil, como por exemplo fazer uso de exemplos bobos para explicar, pois instigam o aluno e fazem com que eles visualizem o conteúdo de uma maneira melhor e mais ampla.

  5. 5

    Procure fazer alguns esquemas para passar a matéria, tanto para que você entenda o que você vai passar como para passar aos seus alunos, isso facilita a visualização e o entendimento da matéria. Procure dar certas pausas para questionar os alunos, podendo ser individualmente como coletivamente, isso os força a prestar atenção. Desta forma, é importante que você tenha tudo estabelecido no que foi mencionado nos passos acima, assim você terá sucesso em passar o que era prometido a ser passado.

Comentários
blog comments powered by Disqus