» Casa » Jardinagem » Como plantar alface

Como plantar alface

Galeria
Como plantar alface

A alface faz parte da alimentação humana há muito tempo. Originária no Leste Mediterrâneo, a hortaliça vem sendo cultivada em ciclos anuais ou bianuais por todo o mundo, para o seu consumo em diversos pratos, mas principalmente em saladas.
De forma geral são cultivadas 4 variedades de alfaces, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas:
1. As alfaces repolhudas, conhecidas como “batávia”, “great lakes”, “bola de manteiga”, “mescher”, “maravilha das quatro estações”, “dos mercados” e “sem rival”;
2. As alfaces romanas, conhecidas como “romana”, “orelha de mula”, “loura das hortas” e “balão”;
3. As alfaces crespas ou alfaces frisadas como “escura do olival”, “folha de carvalho”, “lolla-rossa”;
4. As alfaces galegas.
A alface contém riboflavina, tiamina, sódio, potássio, ferro, fósforo, cálcio, fibras, carboidratos, proteínas e água. O seu valor energético é baixo devido aos seus 96% de teor de água.
Além da utilização para alimentação direta, a alface é também utilizada como chá, pois possui vários bebefícios para a saúde como calmante, laxante, anti-alérgico, aliviante de angina de peito, aliviante de sintomas de aplopexia e de artrite e reduz a aterosclerose.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A alface deve ser cultivada em regiões de temperatura amena e soalheira, entre os 20 e os 25 graus celsius, em um solo de textura média e fofa, de baixa acidez e com elevado teor de matéria orgânica. A colheita varia de acordo com a estação do ano. No verão ela acontece de 60 a 70 dias e no inverno de 80 a 90 dias após o início do cultivo.
    A área de plantio da alface, que pode ser desde uma pequena horta até em grande escala, deve ter um acesso fácil a irrigação. No entanto deve evitar o encharcamento pois pode provocar doenças nas raízes da alface.
    Para plantar a hortaliça, faça sulcos com um centímetro de profundidade e com espaçamentos de 30 centímetros entre cada sulco e linha. Para a alface americana são necessários 35 centímetros de espaçamento, mas caso opte pelo cultivo em jardineiras ou caixotes, bastam uns 25 centímentros entre si.
    Irrigue as hortaliças diariamente, pela manhã ou no final da tarde, dependendo do clima e tipo de solo.

  2. 2

    Caso queira fazer um transplantio da alface, aguarde cinco dias para se desenvolver a germinação e mais o tempo necessário para a planta alcançar cerca de sete centímetros de altura e contar com seis folhas. Opte por fazer o transplantio em horas frescas do dia, tendo préviamente preparado o futuro canteiro com matéria orgânica e adubado.

  3. 3

    A alface boa para consumo deve estar limpa, sem marcas de picadas de insetos, com uma cor brilhante e guardada dentro de um saco pástico, para uma melhor conservação na geladeira, dentre 5 a 7 dias.

Comentários
blog comments powered by Disqus