» Casa » Jardinagem » Como plantar alho

Como plantar alho

Galeria
Como plantar alho

Além de ser o tempero mais tradicional em cozinhas do mundo todo, o alho também tem propriedades medicinais. Usado para evitar resfriados, reduzir o colesterol e até como antimicrobiano, estudos recentes mostram que o alho pode diminuir as chances de infarto. Na culinária, o alho é presença garantida nos pratos mais saborosos. A cultura mediterrânea nos trouxe a combinação de cebola, tomate e alho, temperando a maioria das receitas. Para plantá-lo, é preciso cuidado ao escolher as estações: Outono e Primavera são as estações mais recomendadas para o plantio de alho. Por ser uma planta consideravelmente sensível, o alho prefere dias amenos, sem muito sol ou muito frio. É preciso escolher a terra, e medir a água para não deixar o alho apodrecer antes de se desenvolver. Veja como pode ser fácil plantar alho seguindo o tutorial.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Terra Arenosa
  • Água
  • Sementes de Alho
  • Vaso Grande
  1. 1

    Escolha sementes de alho. O próprio alho comum, mesmo que ainda com sua casca, não cria raíz e não se desenvolve por já ter completado o processo de crescimento. Prefira comprar sementes de alho, vendidas em floriculturas e lojas de produtos naturais. As sementes são quase do tamanho de um dente de alho, com a diferença de serem secas e levemente amareladas, com aspecto mais duro.

  2. 2

    O alho prefere terra seca, por não suportar muita umidade. Deixe a terra leve, para que o ramo da planta possa subir livremente. Terras mais arenosas, de textura fina, são a melhor escolha. Misturar a terra com uma pequena quantidade de areia, pode ajudar o alho a absorver pouca água rapidamente.

  3. 3

    Enterre as sementes em um vaso grande a aproximadamente quatro centímetros de profundidade. Deixe um espaço de quinze centímetros entre uma semente e outra, para que os ramos não se enrosquem uns nos outros. Molhe a terra com poucas gotas de água, diariamente, colocando o dedo indicador dentro da terra para verificar sua umidade. Caso ainda esteja úmida do dia anterior, não coloque água.

  4. 4

    Para a colheita, espere de 8 a 9 meses. Dessa maneira, o alho estará maduro e suas folhas já estarão murchas. Coloque-os no sol, e deixe secar para depois limpá-los para o consumo. Lave-os em água corrente.

  5. 5

    A conservação do alho plantado em vaso próprio é a mesma do alho de supermercado. Apenas evite guardar em geladeira para não umidecê-lo demais.

Dicas e AVISOS
  • Ao colocar o dedo na terra para verificar a umidade, cuidado para não atingir a planta.
Comentários
blog comments powered by Disqus