» Casa » Jardinagem » Como plantar bromelias

Como plantar bromelias

Galeria
Como plantar bromelias

As bromélias, que compõem a família Bromeliaceae, são plantas em sua maioria de uso ornamental com cerca de 3.000 variedades. Estes vegetais são originários das Americas Central, do Norte e do Sul, sendo encontrados em diversas cores e tamanhos. Além das espécies da família Bromeliaceae, a partir desse vegetal surgiram várias outras plantas similares, sendo, a bromélia, considerada uma espécie-mãe.

Ao contrário do que muita gente pensa, elas não são parasitas. Apenas se apoiam em outras plantas maiores, buscando sustentação e vento. Estas plantas podem ser consideradas ambientes propícios para o desenvolvimento de pequenos ecossistemas, na Amazônia elas são o lar de sapos e insetos variados.

Cultivar bromélias é simples, pois é tamanha a variedade que elas se adaptam aos diversos tipos de ambiente. As de cor verde-escuro gostam da luminosidade indireta, apenas algumas horas por dia; Já as de tom cor-de-rosa precisa de sol direto para desenvolverem-se bem.

A melhor opção para quem não tem espaço é plantar a bromélia em um vaso. Já para aqueles que dispõem de uma área no jardim, é importante dispor a planta em locais habitados por vegetais afins, como a suculenta, que requer regas espaçadas.

Este passo a passo ensinará como plantar bromélias. Apenas é necessário atentar para o tipo de planta e os cuidados que requer, pois esses dois fatores devem ser conciliados com o seu tempo e disponibilidade para os cuidados que ela necessita. O abacaxi é o tipo de bromélia mais conhecido. Então, que tal ter um pé de abacaxi do quintal?

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Substrato vegetal
  • Vaso de barro ou cerâmica
  • Cacos de telha, isopor picado ou brita
  • Casca de pinus
  1. 1

    Escolha a espécie que melhor se adapta ao ambiente que você tem disponível. Leve em consideração as necessidades da bromélia, se gosta ou não de sol, espaçamento entre regas, etc.

  2. 2

    Caso a bromélia seja plantada em um vaso, coloque cacos de telha, pedras ou pedaços de isopor picado para garantir a irrigação da água após as regas. Em seguida, adicione substrato específico para a planta.

  3. 3

    Faça o transplante da muda para o vaso utilizando um jornal para não machucar as mãos com os espinhos da bromélia. Ajuste a raiz no substrato.

  4. 4

    Preencha o restante do vaso com fibra de coco seco ou casca de pinus. Regue a planta logo após o transplante da muda. Mantenha o centro da bromélia sem água acumulada, caso contrário pode haver reprodução de mosquitos da dengue.

Comentários
blog comments powered by Disqus