» Casa » Jardinagem » Como plantar em garrafa pet

Como plantar em garrafa pet

Galeria
Como plantar em garrafa pet

As pessoas começam a ter mais preocupações com o meio ambiente. Por outro lado, um estilo de vida urbano parece ter afastado as pessoas do meio agrícola e, com o passar do tempo, muita gente perdeu hábitos e conhecimentos acerca de como cultivar os próprios alimentos. Existe também a facilidade em comprar alimentos em supermercados e, muitas das vezes, até se acaba comprando produtos vegetais já congelados. No entanto, a nível econômico, é mais vantajoso cultivar os próprios vegetais.
Então, como cultivar os próprios alimentos se vivemos na cidade ou em casas com pouco espaço e sem acesso a terrenos?
Surge então uma solução, que, além de ter vantagens econômicas e para a saúde, acaba por poder tornar-se num bom hobby. Estamos falando da criação de hortas suspensas em garrafas PET.

Uma garrafa PET pode ser um resíduo produzido pelo consumo de diversas bebidas, no entanto, pode ser reaproveitada de diversas formas, e a criação de hortas para cultivo de vegetais é uma excelente idéia.
Desta forma apenas é preciso ter algumas precauções antes de começar o seu trabalho. Certifique-se que o espaço disponível apresenta uma boa exposição solar, já que as plantas necessitam de muita luz para crescerem com saúde. É também necessário que escolha bem as espécies para plantar, já que espécies vegetais de grande porte não se dão bem com este processo. Escolha plantas de pequeno porte, por exemplo, espécies de plantas aromáticas.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Alicate
  • Manta para jardinagem
  • Garrafa PET
  • Vegetais
  • Arame
  • Isopor
  • Terra preparada
  • Tesoura
  1. 1

    Faça um plano do tamanho da sua horta e depois decida quantas garrafas de pet quer usar. Depois de recolher as garrafas, usando a tesoura, faça furos de grandes dimensões nas saliências do fundo da garrafa.

  2. 2

    Corte uma janela quadrada ou retangular na parte lateral da garrafa, mais ou menos no meio.

  3. 3

    Cubra o fundo da garrafa com isopor em pedaços previamente desfeitos. Em seguida corte a manta de drenagem em um círculo do tamanho da garrafa e cubra completamente a camada de isopor com o círculo de manta.

  4. 4

    Prepare, em outro recipiente, a terra que vai usar. Misture 50 % de terra preta com outros 50% de terra normal.

  5. 5

    Coloque a terra preparada dentro da garrafa e em seguida introduza a planta que escolheu dentro da garrafa, com a raiz completamente coberta com terra. Para a terra assentar, deve-se dar umas batidas suaves com a garrafa numa mesa.

  6. 6

    Coloque mais terra até esta ficar quase até a janela, deixando um ou dois dedos abaixo deste nível.

  7. 7

    No final, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.
    Pendure as garrafas no local escolhido e certifique-se que tem uma base na parte de baixo para não molhar o chão em volta da sua horta.

Comentários
blog comments powered by Disqus