» Casa » Jardinagem » Como plantar grama

Como plantar grama

Galeria
Como plantar grama

Existem elementos fundamentais a serem avaliados antes de iniciar a espalhar sementes pelo solo. É preciso fazer a escolha ideal do tipo de semente ou da muda que será utilizada, bem como a forma ideal de plantar é de extrema importância para se conseguir um gramado bonito e saudável. Ademais, deve-se tomar cuidado com as pragas na fase de desenvolvimento da grama. Abaixo você terá mais dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É preciso escolher qual o tipo de grama a ser plantado. A grande maioria são gramas de inverno e elas podem ficar verdes bem rápido. Outra questão é que elas podem entrar rápido no período de dormência, que acontece no verão. O tipo de grama de estação quente, como o caso da grama esmeralda, resistem bem ao calor do verão.

  2. 2

    Basicamente, há dois tipos de gramas para jardins, sendo as rasteiras e a touceira. As rasteiras integram a maioria das gramas de jardim. Já as do tipo touceira se espalham vagarosamente através de brotos que ficam localizados na base de cada planta.

  3. 3

    Estas espécies constituem tapetes com bastante volume se bem cuidadas. A grama do tipo rasteiras é mais propícia para locais com intenso tráfego de pessoas, pois resistem ao serem pisoteadas. Desta forma, deve-se considerar a região onde será feito o plantio da grama, uma vez que o êxito de um bom gramado depende do tipo e do clima local.

  4. 4

    Para conseguir um gramado de qualidade o solo terá influência direta. Quando o solo é de má qualidade, antes de plantar a grama é necessário usar adubos orgânicos para fortalecê-lo e ajudá-lo no desenvolvimento da grama.

  5. 5

    Antes do plantio, a adubação do solo deverá ser feita com aproximadamente 60 dias de antecedência quando o adubo utilizado for químico. Em caso de adubo orgânico a adubação pode ser uma semana antes. Isso permitirá o fortalecimento adequado do solo sem prejudicar a saúde da planta.

  6. 6

    Ao plantar, coloque os ramos de grama um do lado do outro. Para cada metro quadrado plante aproximadamente 30 ramos de grama, plantando-as lado a lado. Se a grama estiver em fardos ou rolos, basta colocar sobre o solo, pois elas já estão prontas para o plantio. Pressione com os pés a grama no solo.

  7. 7

    Neste período de desenvolvimento, a grama deverá ser regada diariamente. Contudo, em épocas de pouca chuva, a quantidade de água deverá ser maior, pois isso irá permitir o crescimento acelerado dos brotos de grama.

Comentários
blog comments powered by Disqus