» Casa » Jardinagem » Como Plantar Lichia

Como Plantar Lichia

Galeria
Como Plantar Lichia

A lichia é um fruto que é bastante exótico e é originário da China. Mas já chegou a alguns países, como por exemplo o Brasil. As árvores que dão este tipo de frutos têm um tamanho bastante grande, em que às vezes podem chegar aos 15 metros. Os frutos aparecem em forma de cacho, podendo ser ovais ou coliformes. Estes frutos têm poupas brancas que apresentam como vantagem o serem ricas em vitamina C. A lichia pode ser consumida ao natural ou em compotas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    As sementes de lichia devem ser compradas em viveiros fiscalizados. Estas sementes se forem mal armazenadas perdem a sua longevidade muito rapidamente. Para conseguir que as sementes tenham uma viabilidade de pelo menos oito semanas tem que conservar as sementes em locais úmidos e em baixa temperatura, entre os 10ºC e os 15ºC.

  2. 2

    Para plantar a lichia tem que ter em atenção o clima, pois é uma planta muito exigente ao tipo de clima. Em zonas tropicais a lichia desenvolve-se bem, mas apresenta a desvantagem de não produzir o suficiente. Por isso esta planta tem que ter um clima frio e seco antes do florescimento e depois durante o resto do ano o clima tem que ser quente e úmido.

  3. 3

    Também tem que ter em atenção à precipitação, esta planta só se adapta bem em regiões onde a precipitação se encontra entre os 1250 e os 1700 mm anuais. Em relação ao solo, esta planta só se adapta bem em solos profundos, muito bem drenados e que tenham um alto teor de matéria orgânica.

  4. 4

    Quando for fazer as mudas de lichia tem que ter em atenção que devem ter um diâmetro entre 1,5 e 2,5 cm e devem ser plantadas na altura do ano em que o clima se encontra úmido, geralmente entre os meses de janeiro a março. Entre os meses de junho e julho ocorre a floração da lichia. Geralmente esta planta produz entre os 30 e 45 kg/planta, mas no Brasil esta planta pode atingir produtividade entre os 200 a 300 kg/planta por ano.

  5. 5

    Depois de se colher este fruto tem que ter em atenção que os frutos de lichia perdem muito rapidamente a coloração vermelha na casca o que faz com que seja mais complicado comercializar este fruto. Para isto não acontecer com tanta facilidade, durante a comercialização e o transporte deve manter o fruto em locais frios o que faz com que aumente a sua vida de prateleira.

Comentários
blog comments powered by Disqus