» Casa » Jardinagem » Como plantar mamão

Como plantar mamão

Galeria
Como plantar mamão

O mamão é uma fruta de clima tropical que se adaptou muito bem ao Brasil. Nativa da África, é o fruto do mamoeiro. O seu nome científico é Carica Papaya e as suas variações mais comuns são o papaia e o formosa. A polpa do mamão é alaranjada e de textura mole. Esta é uma fruta que tem sabor doce e função de regular o intestino.

Para aprender a plantar um pé de mamão, confira este passo a passo. Vale a pena lembrar que o sucesso e crescimento do vegetal depende dos cuidados como adubação e regas corretas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para plantar a partir de sementes, comece escolhendo um mamão grande, brilhoso e saudável. Retire as maiores sementes e deixa-as secar ao sol por algumas horas. Após realizado este processo, coloque-as em um algodão molhado ou em um pote com areia encharcada para que germinem.

  2. 2

    Como o mamão é uma planta que precisa de espaço para se desenvolver, escolha uma área espaçosa para o plantio. Cave um buraco com cerca de 10 cm de profundidade. Revire a areia para que fique maleável. Misture a terra com algum adubo, que pode ser estrume de boi, humus de minhoca ou fezes de galinha. Para finalizar a preparação do solo, misture também fibras de coco, cascas de ovos ou pó de casca de pinus.

  3. 3

    Depois de preparar o solo, insira três sementes germinadas em cada cova, dando um espaço de 1 metro entre elas, que devem medir 45 cm por 55 cm. irrigue após o plantio.

  4. 4

    Esta etapa é para quem tem uma mudinha pequena e deseja cultivar o mamão em um vaso grande, dentro de casa ou no quintal. Escolha a muda que tiver as melhores folhas e cor verde-escuro vibrante. Observe se a muda não está contaminada por fungos ou outros tipos de pragas.

  5. 5

    Separe um vaso de cerâmica ou barro. Isso deve ser feito para que a planta se adeque melhor em um espaço orgânico. Deixe o recipiente por 12 horas de molho em um balde com água.

  6. 6

    Retire o vaso da água. Coloque argila expandida, cacos de telhas, isopor picado ou pedras, que podem ser britas, no fundo do vaso. Essa camada servirá para evitar que a água se acumule no vaso, atraindo fungos e/ou apodrecendo as raízes.

  7. 7

    Após montar a base da irrigação do vaso, coloque areia de construção até a metade do vaso. Depois, acrescente substrato vegetal.

  8. 8

    Faça um orifício no vaso de acordo com o tamanho da muda, colocando-a em seguida. Preencha. com humus de minhoca ou outro tipo de adubo

Comentários
blog comments powered by Disqus