» Casa » Jardinagem » Como plantar melancia

Como plantar melancia

Galeria
Como plantar melancia

A melancia é uma erva trepadeira e rastejante originária da África que cresce geralmente em áreas secas e de solo arenoso anualmente.
Com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, a melancieira gera um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com um diâmetro variável dentre 25 a 140 centímetros e de casca verde com estrias escuras.
A melancia é composta por cerca de 90% de água, açúcar, vitaminas do complexo B, citrulina, cálcio, fósforo e ferro.
A melancia chegou ao Brasil através dos negros, de origem Banto e Sudanês, durante o período de escravidão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A semente da melancia deve ser plantada em solos sílico-argilosos, em local profundo e rico em matéria orgânica.
    É um fruto que gosta de clima seco, luminoso e quente, sendo a sua temperatura ideal para o desenvolvimento os 20ºC.
    O solo deve ser preparado 2 meses antes, com uma aração superficial e gradeação realizados com espaços de 40 a 45 dias, para a terra descansar.
    O ideal é que se faça uma adubação orgânica com 400 gramas de torta de esterco de curral bem curtido, 400 gramas de superfosfato e 40 gramas de cloreto de potássio para cada cova, ao longo dos sulcos, antes da semeadura.
    As covas devem ter aproximadamente uns 3 centímetros de profundidade, com espaço mínimo entre uma e outra de 2 metros para as variedades japonesas, e de 2 por 2,5 metros ou 2,5 por 3 metros para as variedades americanas.

  2. 2

    Após serem lançadas as sementes, cobre-se com terra.
    Ao fim de 30 dias faz-se o desbaste das folhas, ficando apenas as vigorosas, e aos frutos, ficando cerca de dois por rama.
    As ramas da melancia crescem arrastando-se pelo solo, procurando os torrões de terra para se fixarem, ficando geralmente enroscadas umas nas outras, por isso o produtor deve ajudar a planta a se desembaraçar.

  3. 3

    Aproximadamente 40 a 45 dias após a abertura das flores colhe-se os frutos.
    Outras dicas para ter certeza de quando o fruto está maduro é: ao bater no fruto e este fizer um som oco, pois se fizer um som metálico está verde; o fruto ficará mais pálido e resistente ao toque; a gavilha junto ao pendúnculo ficará seca; a casca que ficou junto ao chão passará de branca a amarela.
    O ciclo completo da melancia, desde a semente á colheita do fruta leva 4 meses.
    A melancia deve ser colhida nas primeiras horas do dia, cortando o pendúnculo acima dos 5 centímetros, evitando assim a penetração de fungos que apodrecem o fruto.
    Devem ser armazenadas deitadas e nunca em pé.

Comentários
blog comments powered by Disqus