» Casa » Jardinagem » Como plantar orquideas em troncos

Como plantar orquideas em troncos

Galeria
Como plantar orquideas em troncos

A maioria das pessoas que gostam de cultivar plantas tem uma admiração especial pelas orquídeas. Existem muitas receitas caseiras para fazer as orquídeas florirem, mas no geral essa planta se demonstra ingrata a todas as tentativas. Existem orquídeas que só dão flores uma vez ao ano e ainda outros que só floreiam uma vez durante sua existência. Uma boa opção é plantar a orquídea em árvore porque é o ambiente natural dela.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Substrato Temporário
  • Orquídea epífita
  • Água
  • Adubo
  1. 1

    Vale lembrar que as únicas orquídeas que podem ser plantadas em arvores são as epífitas. É importante pesquisar o tipo de costume vegetativo de cada espécie de orquídea. Existem as epífitas, as terrestres que são aqueles que só crescem no solo e as ripícolas que são naturais de ambientes rochosos.

  2. 2

    O primeiro passo é escolher em que tipo de arvore fazer o plantio. As arvores ideais são aquelas que têm o tronco bem áspero e rugoso. Arvores de frutas cítricas são excelentes por possuírem nervos que facilitam na hora da orquídea fixar sua raiz, você pode optar entre limoeiro, laranjeira e mexeriqueira.

  3. 3

    Tenha atenção para não pegar um tipo de arvore que o tronco descasca em certas espocas do ano.

  4. 4

    É importante que a arvore escolhida seja frondosa caso você vá plantar orquídea do tipo Miltônia, Phalaenopsis ou Oncidium. Esses tipos de orquídeas gostam de pouca luminosidade.

  5. 5

    Arvores que tenham volume menor de folhas e que permitem que o sol bata no tronco são idéias para os tipos de orquídeas que gostam de luminosidade. É ideal para as orquídeas do tipo Cytopodium, Catasetum, Vanda, Laelia, Dendrobium, e Cattleya.

  6. 6

    Depois de escolher a arvore é só prender a orquídea junto ao tronco, no local que desejar que ela cresça. Você pode adicionar junto algum substrato temporário, pode ser esfagno ou até mesmo fibra de coco.

  7. 7

    É aconselhável regá-la todos os dias depois de plantar, durante duas semanas para que as raízes fiquem bem fixadas ao tronco. Plantando a orquídea na arvore você não deverá se preocupar em regá-la. Ela irá receber a água da chuva e a umidade do orvalho durante a noite. A penas se o clima estiver muito seco você deve colocar água.

  8. 8

    Você deve adubar a orquídea quinzenalmente. Embora ela consiga captar nutrientes através da casca da arvore se você não adubar certamente ela irá florir menos do que o normal.

Dicas e AVISOS
  • Só plante em uma árvore que já está bem desenvolvida.
Comentários
blog comments powered by Disqus