» Casa » Jardinagem » Como plantar pimentão

Como plantar pimentão

Galeria
Como plantar pimentão

Pimentões são vegetais que estão presentes no cardápio do brasileiro, sendo também utilizado na gastronomia oriental. O nome científico do pimentão é o Capsicum annuum, ele pode ser consumido verde ou maduro e possui pouquíssimas caloriais. Esse vegetal integra a família das batatas, tomates, jiló, berinjela e pimentas: a das Solanáceas, que são semiperenes.

Cultivar pimentões é mais fácil do que parece, basta apenas prestar muita atenção a este passo a passo para ter valiosas dicas sobre como ter uma saudável planta.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para plantar pimentões de sementes, separe os melhores vegetais de onde você irá retirá-las. Escolha os exemplares de cor verde-escuro, vibrantes e brilhosos. Abra-o e retire as sementes. Deixa-as secar ao sol por algumas horas, apenas para remover o excesso de umidade.

  2. 2

    Coloque as sementes já preparadas em algodão úmido ou terra enxarcada. Isso irá acelerar o processo de germinação adiantando o tempo de crescimento.

  3. 3

    Caso escolha plantar pimentão através de uma muda, opter pelas melhores plantas com cor vibrante, aspecto saudável e sem nenhum tipo de parasita como pulgões, fungos, pontos pretos, etc.

  4. 4

    Escolha um vaso de cerâmica ou de barro. Isso irá manter a temperatura ideal das raízes. Deixe o vaso de molho em um balde espaçoso com bastante água limpa por, aproximadamente, 24 horas. Retire o recipiente e reserve.

  5. 5

    No fundo do vaso, coloque argila expandida, cacos de telhas, isopor picado ou pedrinhas que podem ser britas. Essa camada serve para que a água seja bem drenada para fora do vaso e evite prejudicar a salubridade das raízes. Caso contrário, essa parte da planta pode apodrecer.

  6. 6

    Coloque uma grossa camada de substrato vegetal, que pode ser comprado em lojas especializadas de produtos para jardinagem ou até mesmo em supermercados e lojas que comerciam materiais de construção.

  7. 7

    Acrecente outra camada grossa de areia de construção. Para quem irá realizar o plantio a partir de uma muda, esse é o momento de inserir a planta no vaso, acomodando-a. No caso de uma muda estar sendo preparada a partir da semente, o substrato vegetal e a areia de construção devem ser misturadas com pó de pinus e distribuidas no recipiente.

  8. 8

    Após inserir a muda, complete com humus de minhoca e regue. Se estiver plantando a partir do broto germinado, coloque os cinco melhores em uma cova rasa feita no vaso. Tome cuidado com as regas seguintes pois, nesse período o broto está muito sensível e ainda se adaptando ao novo local.

Comentários
blog comments powered by Disqus