» Casa » Jardinagem » Como plantar violetas

Como plantar violetas

Galeria
Como plantar violetas

As violetas, ou violetas africanas, são fáceis de adquirir, sendo encontradas em floriculturas, supermercados e feiras. Essa planta, cujo nome científico é Saintpaulia Ionantha, faz parte da família Gesneriaceae e, apesar do que muitos pensam, não exige muitos cuidados.

As flores podem ser azul escuro, cor-de-rosa, lílas, brancas, cor-de-vinho, multicor, entre outras variações. Ficam bem na decoração da casa e do jardim, sendo necessárias apenas regas espaçadas e adubação trimestral para a sua manutenção.

O que acontece é que após compradas, as plantas, geralmente, não são transferidas de vaso, o que pode ocasionar na sua morte devido ao tipo de mistura utilizada. Assim que se adquire tal vegetal, deve-se realizar o plantio em um novo vaso, reduzindo, assim, a probabilidade de sua morte em poucos dias.

Para isso, esse passo a passo apresenta valiosas dicas sobre como plantar violetas. É necessário apenas seguir rigorosamente as etapas e cuidar das plantas da maneira correta.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Areia de construção
  • Substrato vegetal
  • Vaso de barro ou cerâmica
  • Humus de minhoca
  • Cacos de telha ou isopor picado
  1. 1

    Separe um vaso de barro ou cerâmica de molho por 24 horas em um balde cheio de água. Isso fara com que ele não absorva toda a umidade da planta assim que o transplante for feito. A cerâmica ou barro também são bons para o plantio por serem feitos de material orgânico. Separe também uma boa muda de violeta, que deve ter folhas grandes, brilhosas, de tonalidade verde- escuro e flores vistosas. Evite plantas com pontos brancos, queimaduras nas folhas ou totalmente sem flores.

  2. 2

    Após separados estes ítens, acondicione no fundo do vaso pedaços de telhas, isopor picado ou pedrinhas, que podem ser britas. Isso fará com que as raízes das plantas se mantenham saudáveis devido à irrigação facilitada pelos furinhos do vaso.

  3. 3

    Coloque substrato vegetal no fundo do vaso. A terra deve ser de qualidade para que a planta viva mais tempo.

  4. 4

    Separe a planta do recipiente onde veio plantada com cuidado eliminando resquícios de terra antiga. No caso de transplante por doença, após retirar a planta, lave suas raízes com água em abundância. Isso pode fazer com que a planta se salve de parasitas e fungos.

  5. 5

    Coloque areia de construção por cima do susbtrato e insira a planta cuidadosamente. Não deixe a terra se acumular nas folhas, isso pode prejudicar a planta.

  6. 6

    Preencha o espaço restante do vaso com humus de minhoca. Fixe a planta, como delicadeza para não socar a terra para o desenvolvimento saudável do caule. Regue a planta semanalmente e aplique adubo trimestralmente. Isso poderá fazer com que sua violeta viva o tempo máximo de quatro anos.

Comentários
blog comments powered by Disqus